ASN Nacional
Compartilhe

Diretor do Sebrae defende a educação empreendedora em todas as escolas do país

Quase 5 milhões de estudantes brasileiros receberam a formação em empreendedorismo em um universo de 48 milhões de alunos da educação básica
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Se capacitar cerca de 4,9 milhões de estudantes em educação empreendedora pode ser um resultado digno de comemoração, para o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, esse resultado atualmente contabilizado pela instituição é apenas um ponto de partida para se chegar aos 48 milhões de alunos do ensino básico e técnico brasileiros. O desafio de universalizar o ensino da educação empreendedora foi assumido pelo diretor para os mais de 500 educadores e educadoras participantes do Seminário Internacional de Educação Empreendedora do Polo CER Sebrae de Educação Empreendedora, que termina hoje (27), em Belo Horizonte (MG).

Durante o painel “Educação Empreendedora está no nosso DNA”, ocorrido na quinta-feira (26), ao lado do diretor técnico Douglas Cabido, do Sebrae Minas Gerais, Bruno Quick defendeu a importância da universalização de metodologias que promovam o desenvolvimento de comportamentos empreendedores. “Para mudarmos as atitudes, é preciso levar conhecimento para todo país, instrumentalizando esses jovens para que consigam enxergar o mundo e se entenderem como agentes participativos que impactam e transformam”, justifica o diretor, mostrando ser possível a promoção dessas mudanças por meio da união de todo ecossistema da educação brasileira.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional durante o painel. Crédito: Leandro Couri.

Bruno Quick ressaltou ainda a importância da educação empreendedora como mecanismo para trabalhar a autoestima dos estudantes de periferia que, em função do ambiente onde vivem, de controle e repressão, são forçados a andar com os olhos baixos para não verem situações que coloquem a eles e suas famílias em risco.

É preciso mudar essa realidade, o jovem precisa de olhar para cima, vislumbrar um futuro, um caminho na direção de seus sonhos, daquilo que ele quer ser na vida.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

Douglas Cabido destacou a necessidade de autonomia dos estudantes. Crédito: Leandro Couri.

O diretor do Sebrae Minas, Douglas Cabido, chama a atenção para urgência de se investir em um modelo de educação que resgate o interesse do estudante, que o desperte para a autonomia e protagonismo de seus sonhos. “Acredito que esta é a última janela para a construção de um futuro mais promissor do que temos hoje. A população brasileira está envelhecendo, não temos mais tempo, é preciso aproveitar o momento em que ainda temos uma população jovem”, afirmou Cabido, com a certeza de que “educação e empreendedorismo juntos é receita de sucesso”.

Melhoria da educação

O seminário ConheCER tem como propósito ser o maior evento de educação empreendedora do país, desempenhando um papel relevante na discussão das políticas públicas para a melhoria da educação no Brasil. Juntos, especialistas, educadores e educadoras estão debatendo formas de integrar a educação empreendedora de maneira transversal no currículo escolar. Isso implica em repensar a maneira como os conteúdos são ofertados nas grades curriculares, estimulando um aprendizado mais prático, contextualizado e alinhado com as demandas do mundo contemporâneo.

O evento vem possibilitando ao Polo CER Sebrae apresentar aos educadores participantes temas e propostas relevantes, por meio de uma abordagem técnica e programação com temas importantes no cenário da educação empreendedora, ministrados por profissionais renomados da educação nacional e internacional.

  • ConheCER
  • Educação Empreendedora