ASN Nacional
Compartilhe

Destinos Turísticos Inteligentes terá agenda de ações e debates na capital do Paraná

Agenda será marcada pela assinatura dos Termos de Compromissos com cidades selecionadas para o Programa Turismo Futuro Brasil, por trocas de experiências e visitas técnicas
Por ASN Paraná
ASN Nacional
Compartilhe

Curitiba vai receber, entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12), lideranças do setor de turismo, técnicos, prefeitos e especialistas de diferentes regiões do Brasil, para uma agenda de troca de experiências com foco no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). A programação envolve a assinatura de Termos de Compromisso com os 12 municípios que participarão do Programa Turismo Futuro Brasil, iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que irá apoiar o fortalecimento e a consolidação de estratégias de DTI para fortalecer o setor nessas cidades.

Para a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, o encontro presencial auxilia no alinhamento de ações, troca de experiências e na organização do planejamento, visando resultados efetivos para o setor.

“É um reconhecimento para o Paraná, receber atores do setor turístico de vários estados brasileiros para compartilhar experiências e alinhar ações com foco no fortalecimento da atividade”, pontua.

Na quarta-feira (10), a programação é voltada para a realização de workshop e para o compartilhamento de informações, na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR. No período da tarde, às 16h30, no Memorial Curitiba, será realizada a assinatura dos Termos de Compromisso com os 12 municípios selecionados pelo Programa Turismo Futuro Brasil. O evento contará com a presença de autoridades, incluindo o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

No Sul do País, a capital Curitiba (PR) e Bombinhas (SC) foram as escolhidas. No Sudeste, Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ) receberão o apoio. No Centro-Oeste as cidades selecionadas foram Pirenópolis (GO) e Bonito (MS). Já no Nordeste, Penedo (AL) e as capitais São Luís (MA) e Recife (PE). Na região Norte, foram selecionadas a capital Belém (PA) e Novo Airão (AM).

A iniciativa visa a apoiar o fortalecimento e a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, com um olhar para o desenvolvimento de destinos que considere temas como acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia, criatividade, entre outros. Os municípios receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e para a implementação de ações-chave identificadas ao longo do processo.

Programação

Na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), os coordenadores estaduais de turismo do Sebrae farão uma visita técnica, juntamente com os demais participantes, sobre o modelo DTI Curitiba, das 9h às 17h, percorrendo Mercado Municipal, Fazenda Urbana, Fablab do Cajuru e Jardim Botânico.

Na sexta-feira (12), será realizada uma reunião com o Ecossistema DTI Curitiba, na sede da Fecomércio PR, momento de integração das cidades participantes e fomento à criação da Rede DTI, troca de experiências e definição de próximos passos.