Uma verdadeira jornada de autoconhecimento! Foi assim que Natiele Chartanovicz descreveu sua participação no Desafio Liga Jovem (DLJ) do Sebrae, a maior competição de empreendedorismo e tecnologia voltada para estudantes de todo o país. Ela foi uma das integrantes da equipe vencedora na categoria Educação Profissional da edição de 2024.
Diretamente da ETE Frederico Guilherme Schmidt, em São Leopoldo (RS), o time de Natiele apresentou o projeto AGAIA na 2ª edição do DLJ. A iniciativa conquistou o ouro ao desenvolver um dispositivo de alerta para deslizamentos de terra em áreas de risco, permitindo que as pessoas possam deixar a região a tempo de salvarem as suas vidas.
Sinto que enfrentei muitos obstáculos pessoais, que aprendi muito no mundo do empreendedorismo. Eu me moldei para o mundo da inovação, sabe? Senti que o Desafio Liga Jovem trabalhou em mim muitas outras características de empreendedor que eu não tinha antes.
Natiele Chartanovicz, estudante.
Como integrante do time vencedor, Natiele ganhou uma viagem para Portugal que transformou completamente o seu horizonte. “O Desafio Liga Jovem também mudou a questão de jornada profissional, porque eu sinto que, depois da premiação em Portugal, consegui definir o que eu quero fazer do meu futuro, da minha vida. Essa oportunidade expandiu o meu olhar sobre o mundo”, conta.
Inscrições abertas
Chegou a hora de outros jovens também terem a chance de participar da competição e mudarem suas trajetórias profissionais para sempre! As inscrições para a 3ª edição do Desafio Liga Jovem estão abertas e já podem ser realizadas pelo site.
Nesta nova edição, são esperadas 80 mil inscrições para alunos de três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A novidade agora é a presença – na grande final – de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores, sendo três equipes representadas por estado. Os vencedores vão receber uma viagem internacional de até dez dias com tudo pago.
Para participar, os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.
Etapas da 3ª edição
- 23 de maio a 30 de junho – Inscrições.
- A partir de junho – Mobilização de equipes – missões de engajamento on-line e off-line, valendo premiações fora da competição principal.
- Junho a agosto – Etapa de Capacitação.
- Agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos apresentando o projeto.
- Setembro e outubro – Etapa Estadual – apresentação on-line para uma banca de jurados.
- Novembro e dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional.
- 2026 – Missão Internacional.

Premiação
Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado vão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.
Vencedores da Grande Final
1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até dez dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.
NÚMEROS GERAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES SOMADAS
- Mais de 74 mil estudantes inscritos em 630 oficinas e palestras.
- Mais de 60 mil estudantes e professores-orientadores inscritos.
- 43% de municípios brasileiros alcançados.
- Mais de 3.800 projetos de inovação social apresentados.