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Conexões Corporativas soma 100 parcerias

Com mais de R$ 50 milhões investidos, programa se consolida como a principal estratégia para encurtar a distância entre pequenos negócios e grandes mercados
Por Redação
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O Programa Nacional de Conexões Corporativas consolidou-se como uma das principais estratégias do Sebrae para promover o acesso a mercados e a integração dos pequenos negócios às cadeias de valor de média e grandes empresas. Foram mais de 100 iniciativas de conexões, beneficiando pequenas empresas de mais de 20 Unidades Federativas e totalizando um investimento acima dos R$ 50 milhões.

Os pequenos negócios são motores da economia, mas ainda enfrentam barreiras para acessar grandes compradores. O Conexões entra para encurtar essa distância, conectando os pequenos à lógica dos mercados exigentes e às oportunidades de negócios. Outros destaques desses primeiros seis meses foram:

  • a aprovação e ampliação de parcerias estratégicas com empresas como Aurora, Globo, Ambev, Engie e Petrobras. A Petrobras, por exemplo, é o maior parceiro histórico do Sebrae na agenda corporativa. A empresa se destaca pelos projetos de inovação aberta e pelas soluções com startups e empresas de base tecnológica já implementadas no mercado;
  • o lançamento de novos projetos com a Direcional, O Boticário e Coca-Cola;
  • a realização de sete eventos de governança corporativa;
  • a execução de quatro imersões metodológicas para alinhamento estratégico com as equipes dos Sebrae/UF, que envolveu mais de 150 colaboradores;
  • a realização de eventos com mais de R$ 300 milhões gerados em negócios.

Segundo Krishna Aum, analista de Acesso a Mercados do Sebrae, o principal resultado do Conexões “está na consolidação de um portfólio robusto e estratégico de projetos”, atualmente composto por 22 parcerias, sob a coordenação do Sebrae.

Nós atuamos para que os pequenos negócios não sejam apenas fornecedores/distribuidores, mas parceiros estratégicos, preparados para entregar valor.

Krishna Aum, analista de Acesso a Mercados do Sebrae

Todos os projetos visam à estratégia, com foco na diferenciação e fortalecimento dos pequenos negócios nas cadeias de valor, promovendo maior inserção competitiva, inovação e sustentabilidade. A estrutura do programa se dá a partir de cinco temas indutores: encadeamento produtivo, inovação aberta, conexão digital, modelagem e encadear.

Marcos históricos

Além de ampliar a presença de pequenas empresas nas grandes cadeias, o Conexões tem sido um caminho eficaz para atender às novas exigências do mercado, como as agendas ESG, compromissos climáticos e as demandas por inovação e rastreabilidade. Nesse sentido, grandes empresas têm visto no programa um aliado para tornar suas cadeias mais sustentáveis e inclusivas.

“O Conexões Corporativas é uma grande porta de entrada para transformar relacionamento em oportunidade concreta de negócios. As UFs têm à disposição uma iniciativa estruturada, com metodologias validadas, material de apoio, governança consolidada e suporte técnico do Sebrae”, completa Krishna. “Aproximar-se da estratégia significa maior visibilidade nacional para os projetos locais desenvolvidos pela UF.”

Outros marcos que fortaleceram o Conexões Corporativas no último ano foram a institucionalização do programa, ganhando escala, alinhamento e foco; os 30 anos da iniciativa, que reforçou a trajetória do Sebrae na inserção de pequenos negócios em grandes cadeias; e o avanço de políticas públicas e investimentos estratégicos, como a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Novo PAC, que estimularam a reorganização de cadeias como agro, mineração e construção.

Para os próximos meses, o programa “entra em uma nova fase de crescimento e consolidação como a principal estratégia de integração de pequenos negócios às cadeias de valor de médias e grandes empresas”. O Conexões mira na expansão territorial e setorial, a ampliação das parcerias e a consolidação do Fórum Encadear como o principal evento de alto nível para o fortalecimento de conexões entre grandes e pequenos negócios. Além disso, a Unidade de Acesso a Mercados quer potencializar o programa com o uso intensivo de inteligência, tecnologia e ferramentas alinhadas às principais tendências globais.

  • conexões corporativas