ASN Nacional
Compartilhe

Com salão especialmente criado para tratar cabelos cacheados, crespos e ondulados, empreendedora vence prêmio nacional

A farmacêutica Marina Ulhoa inovou com atendimento humanizado de clientes que desejam manter seus cabelos de forma natural
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

“Nós, mulheres, merecemos o Fusili”, “Estou tendo um caso de amor com meus cabelos”, “Fusili é muito mais que um salão”, esses são alguns dos feedbacks de clientes que visitam o Fusili, espaço de estética e saúde capilar, em Minas Gerais, voltado para pessoas com cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Na liderança, está Marina Ulhôa, farmacêutica, tricologista, terapeuta capilar e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, na categoria Microempreendedora Individual (MEI), em segundo lugar.

A proposta do Fusili foi disruptiva desde a sua concepção – Marina idealizou um espaço para pessoas se reconectarem com seus cabelos naturais, um lugar de acolhimento e apoio para quem está em transição capilar. “A Fusilli surgiu da minha vontade de proporcionar a outras pessoas, especialmente mulheres e crianças, a quebra de ciclos de violência, de alisamentos, dores, queimaduras. Após anos trabalhando como farmacêutica, mudei-me para Milão, na Itália, onde residi e atuei como voluntária, aprendendo a lidar tanto com a dor dos outros quanto com as minhas. Assumi meus cachos”, recorda.

Ao voltar ao Brasil, ela percebeu que o mercado de beleza e estético tinha essa lacuna. Não existiam salões especializados nisso operando de forma socialmente responsável e ambientalmente consciente. Para Marina, um dos principais diferenciais do seu negócio é o atendimento humanizado e a formação dos profissionais. “Somos referência em Atenção Humano Capilar. O espaço Fusilli é pioneiro no Brasil por pensar, comunicar e, acima de tudo, agir de forma socialmente responsável e ambientalmente consciente. Nosso posicionamento tem sido reconhecido pelo mercado e por pessoas que se aproximam de nós”, comemora.

“Quem inova sai frente, consequentemente, enfrenta mais dificuldades, mas faz parte do processo, sigo enfrentando. Não sou filha de empresários, logo, além de mulher, enfrento várias limitações em termos financeiros e sociais, além da necessidade de me preparar para gerir um negócio disruptivo como o Fusilli”, observa a empreendedora.

Marina conta que os cursos e consultorias que fez com o Sebrae foram decisivos para o crescimento e posicionamento do Fusili. “Para as mulheres que sonham com o próprio negócio: estudem, não há mais espaço para empreendedoras e empreendedores despreparados, procurem pelo Sebrae. É certo que, com esse apoio, os riscos de se empreender são minimizados. Não desistam nas primeiras dificuldades. Acreditem, vocês não estão sozinhas, juntas seremos sempre mais fortes, participem de redes de contato, façam parcerias, confiem em seus instintos femininos”, recomenda.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Com objetivo de reconhecer, valorizar e dar visibilidade para negócios liderados por mulheres, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontece desde 2004. Ao longo desses anos, a iniciativa já impactou mais de 80 mil empreendedoras. Nesta edição, foram 3 mil mulheres participando da competição, que contou com etapas estaduais, regionais e nacional. A grande final premiou nove mulheres em três categorias: Pequenas Empresas, Microempreendedora Individual e Produtora Rural.

  • Empreendedorismo Feminino
  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios