Os números da Casa Sebrae na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que termina neste domingo (13), evidenciam o espaço como uma vitrine da Economia Criativa protagonizada pelos pequenos negócios. Até a manhã de sexta (11), o número de visitantes chegava a quase 900 pessoas, impactadas pelas diversas ações do espaço montado no centro histórico da cidade para divulgar os empreendedores da cultura brasileira.
O espaço foi palco do lançamento de 13 livros, 5 rodas de conversa, 4 oficinas (sendo três cartoneras e uma de narrativas), três saraus, uma batalha de poesia com participação de pessoas com deficiência auditiva, 1 mesa com editora focada em audiolivros para pessoas com deficiência visual e 1 vernissage.
A Casa Sebrae também divulgou mais de 50 pequenos negócios, oferecendo 7 tipos de degustação de produtos, incluindo itens com indicação geográfica da região, como manuê de bacia, cachaças de Paraty e bala de coco.
O local foi visitado pelo prefeito de Paraty, Luciano Vidal; pela secretária de Turismo do município, Sandra Barros e pela secretária municipal de Agricultura; Clara Cid. Também esteve no espaço a diretora da Casa da Cultura de Paraty, Cristina Maseda, além de representantes do programa educativo Flip e da aldeia Pataxó Hã Hã Hae. Artistas de projeção nacional também passaram pela Casa Sebrae, como a atriz e diretora Bianca Comparato, que participou de uma mesa de debate ao lado de Maria Carvalhosa (Supersônica Livros), e a atriz, roteirista e diretora Karina Ramil, que prestigiou o lançamento de um livro.
Exposições permanentes
Peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae) foram apreciadas no espaço, levando os visitantes a compreenderem as histórias por trás de cada peça. Na exposição Varal Literário, editoras de pequeno porte promoveram suas obras, com 22 participando das atividades da Casa Sebrae.
Grandes números
- Quase 900 visitantes impactados;
- 296 pesquisas de satisfação finalizadas;
- Mais de 50 pequenos negócios promovidos;
- 13 livros lançados;
- 7 tipos de produtos com indicação geográfica para degustação;
- 5 rodas de conversa;
- 4 oficinas;
- 3 saraus;
- 1 mesa;
- 1 performance (batalha de poesia);
- 1 vernissage.