“Na hora de empreender, quem cuida de tudo é você. Mas… quem cuida de você?”. A pergunta abre o vídeo da nova campanha do Sebrae sobre a saúde mental dos empreendedores, no ar em plataformas como Instagram, X, Facebook e Linkedin. O tema se tornou um dos mais populares nas redes sociais da instituição e ganhou força depois da pandemia, quando a inteligência emocional virou prioridade nas empresas, dentro de um contexto cada vez mais dinâmico.
A nova campanha tem como objetivo reconhecer os desafios diários de quem empreende, oferecer conexão e promover o bem-estar, resultando em negócios mais prósperos. Segundo a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, a instituição quer provocar uma reflexão, convidar o empreendedor a cuidar melhor de si para que consiga também cuidar do seu negócio.
A pressão por resultados, a preocupação com o retorno financeiro, a necessidade de fazer tudo acontecer rapidamente e sem erros, além da comparação com outros empreendedores, principalmente nas redes sociais, são fatores que geram um estresse cada vez mais significativo na rotina do empreendedor.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae
Dados do e-book “Saúde Mental do Empreendedor”, do Sebrae, mostram que 37% dos empresários sofrem de burnout, 22% têm ataques de pânico e 85% lidam com ansiedade.
Já um estudo recente da Troposlab, em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais, apontou que 94% dos empreendedores relataram ao menos um sintoma de instabilidade emocional relacionado ao trabalho. As principais causas incluem o desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal (43%), medo do fracasso (30%) e situação financeira da empresa (60%).
“Não é necessário romantizar ou normalizar o esgotamento do empreendedor”, argumenta Margarete Coelho. “Queremos que os empreendedores nos vejam como um ponto de apoio. Temos cursos, conteúdos motivacionais e suporte especializado, produzido em parceria com especialistas em saúde mental, para ajudar o empresário a equilibrar a vida pessoal e profissional.”
Conheça mais sobre cursos e orientação do Sebrae aqui.