Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 20/07/22 às 10:31 Atualização 21/07/22 às 11:28
Compartilhe

Sustentabilidade e inovação: Sebrae lança Guia ESG para salões de beleza e estética

Por Da Redação
ASN Nacional 20/07/22 às 10:31 Atualização 21/07/22 às 11:28
Compartilhe

A preocupação com boas práticas empresariais que impactam na sustentabilidade, comunidade e governança são uma crescente entre os micro e pequenos negócios. As práticas Environment, Social e Governance (ESG), ou, em português, Ambiental, Social e Governança (ASG) são temáticas decisivas para o sucesso de negócios na área de beleza. Com objetivo de auxiliar os mais de 1,2 milhão de MPE desse segmento a inovarem com as práticas ESG, o Sebrae criou um Guia especial para salões de beleza que está disponível gratuitamente aqui.

A cadeia produtiva de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) é um dos segmentos que mais podem ser beneficiados com a aplicação das práticas ESG, já que utilizam largamente recursos que podem ser usados de maneira sustentável, como água, energia e outros insumos, quando olhamos pelo lado da responsabilidade ambiental. No Guia produzido pelo Sebrae, o empreendedor e a empreendedora de beleza terão acesso a um passo a passo detalhado de como realizar o processo de tornar o seu salão ESG e qual a importância disso para o negócio.

Temáticas como sustentabilidade, valores, propósitos, meio ambiente, sociedade e governança são apresentados em situações práticas e fáceis de serem reproduzidas nos institutos de beleza. Além disso, o Guia traz técnicas para redução do desperdício, redução do consumo de água e energia, gestão dos resíduos, eficiência energética e responsabilidade social. Segundo a analista de competitividade do Sebrae Andrezza Torres, o conteúdo é um excelente “primeiro passo” para os salões se tornarem ESG.

“Reunimos as melhores práticas, referenciadas e recomendadas por instituições globais como a Organização das Nações Unidas. O Guia também traz aos profissionais da beleza, um resumo das principais legislações e normas técnicas que englobam a sustentabilidade. É um material norteador para quem está ciente de que inovar e ser sustentável são questões prioritárias para a saúde dos negócios”, explica Andrezza.

Atendimento crescente

Os números de atendimentos do Sebrae para negócios de beleza são animadores e confirmam a expectativa de crescimento no setor e o apetite dessas empresas pela inovação. Até maio de 2022, o Sebrae atendeu 117.827 pequenos negócios, um acréscimo de 19,5% comparando o mesmo período de 2021, quando foram atendidos 98.638 CNPJ. Em 2021, o número de empresas atendidas já registrado um crescimento de 27,4% em relação ao ano anterior, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao país.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas