Os donos de pequenos negócios ou quem tem interesse em empreender podem contar com o apoio da Sala do Empreendedor, iniciativa que faz parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae por todo o país. Atualmente, já são 2.875 salas, localizadas em todo os 26 estados e no DF, o que corresponde a 50% dos municípios brasileiros.
Somente até o último mês de outubro, as Salas do Empreendedor realizaram 1,3 milhão de atendimentos, superando a estatística de todo o ano passado. “Esses números expressivos são reflexo de um esforço do Sebrae em investir cada vez mais no fortalecimento desta rede parceira, formada por gestores públicos e colaboradores da instituição. Nos últimos quatro anos, intensificamos as ações em várias frentes, como a nacionalização do Selo Sebrae de Referência em atendimento, que foi lançado neste ano”, contou a gestora nacional da Rede Parceira de Atendimento Salas do Empreendedor, Ellys Alves.
Elo de transformação e desenvolvimento
A Sala do Empreendedor é um local de convergência de ações e atividades do poder público municipal que deve centralizar determinados fluxos de processos, relacionados ao empreendedorismo local.
Em um único espaço estão reunidos diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, garantindo desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas até apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa, informações sobre como participar de compras públicas, até tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de capacitações e oficinas.
“Faz-se necessário, contudo, pontuar que a Sala do Empreendedor ultrapassa a finalidade de ser tão somente um espaço físico centralizador de serviços públicos. Mais que isso, se constitui uma estratégia que visa desburocratizar e conferir agilidade aos procedimentos administrativos que impactam no dia a dia dos negócios e da vida empresarial nos municípios” explica a gestora do Sebrae Nacional.
Cidade Empreendedora
Por ser referência de atendimento para os pequenos negócios, a Sala do Empreendedor é considerado um eixo estratégico dentro do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa que tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.
Com apoio do Sebrae, as prefeituras estruturaram e instalam o espaço e ainda oferecem capacitação dos atendentes, com soluções completas para gestão e avaliação das Salas do Empreendedor.
Reconhecimento
Nesta segunda-feira (12), o Sebrae realizou a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, na categoria Diamante, para nove Salas do Empreendedor. A premiação, em nível nacional, foi realizada pela primeira vez para reconhecer a qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelas equipes de atendimento da rede parceira e agentes de desenvolvimento das salas. Os vencedores foram escolhidos entre as 145 salas que receberam o selo na categoria Ouro.
Ao todo, 1.310 se inscreveram no processo de concessão do selo, com a participação de representantes de municípios em 18 estados (AL, AM, CE, GO, MS, MT, PA, PR, RR, RO, TO, PE, PB, MA, MG, RJ, SC, RN). Desse total, 1.177 concluíram todo o processo e 439 foram seladas nas categorias bronze, prata e ouro, a depender das pontuações alcançadas.
A cerimônia de premiação foi transmitida pelo canal do Sebrae no Youtube, a partir das 10h, com a participação remota do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Segundo ele, a premiação é resultado do esforço da instituição em melhorar cada vez o atendimento e relacionamento.
“É um evento de elevação da qualidade do nível de atendimento e um momento de celebração e valorização das equipes de atendimento das Salas do Empreendedor participantes do processo de concessão do Selo. É uma forma de agradecer a dedicação e certificar que as salas apresentem uma qualidade mínima de atendimento na rede”, resumiu Melles.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou o papel da iniciativa. “Queremos que não haja dúvidas do quanto esse trabalho é bem-sucedido. Ele é resultado de uma parceria forte e da capacidade de cada um de promover mudanças em suas localidades”, ressaltou.
Confira a lista das nove Salas do Empreendedor – vencedores da categoria Diamante:
• Madalena – CE
• Canhotinho – PE
• Curitiba Pinheirinho – PR
• Queimadas – PB
• Cachoeiras de Macacu – RJ
• Henrique Wanke Sênior de Indaial – SC
• Maragogi – AL
• Redenção – CE
• Cabedelo – PB