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2022: um ano de desafios e conquistas para os Pequenos Negócios no Brasil

Artigo do presidente do Sebrae, Carlos Melles, analisa o desempenho dos pequenos negócios e do Sebrae em 2022
Por Carlos Melles, presidente do Sebrae
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Todo momento de encerramento de um ciclo é um convite à reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios do porvir. Nesse momento em que o ano de 2022 fecha suas cortinas, o Sebrae faz uma avaliação sobre o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil e sobre a sua própria atuação para o crescimento das micro e pequenas empresas e do empreendedorismo no país.
Nos últimos dois anos, enquanto se preparava para comemorar o seu cinquentenário, celebrado este ano, o Sebrae trabalhou para ajudar os donos de pequenos negócios a superarem a crise gerada pela pandemia de Covid-19. Em um dos momentos mais adversos da economia global, era urgente contribuir com a inclusão digital, com o aumento da competitividade e da produtividade e com a introdução de práticas inovadoras nas MPE brasileiras.

Presidente do Sebrae, Carlos Melles. Crédito: Túlio Vidal.

O resultado desse esforço pode ser visto no universo de empreendedores atendidos. Em 2022 o Sebrae realizou, em média, 52 mil atendimentos por dia. Isso significa que a instituição contemplou, em 1 mês, o mesmo volume de atendimentos que eram feitos em um ano inteiro de trabalho, em 2012. Saltamos, em um espaço de apenas quatro anos (entre 2018 e 2022), de 10,8 milhões para 19,2 milhões de atendimentos. Já o número de pessoas assistidas saiu de 5,3 milhões de empresários para 9,1 milhões de empreendedores. Mesmo com esse crescimento expressivo, a instituição ampliou também a qualidade do seu atendimento. Entre 2020 e 2022 a avaliação dos clientes do Sebrae subiu de 69,1 pontos para 83,9 pontos.

Com as restrições de mobilidade, geradas pela crise pandêmica, o Sebrae fortaleceu, desde o início de 2020, as ações de qualificação online. Nesse contexto, a instituição ampliou a grade de conteúdos que podem ser acessados de modo virtual e criou – inclusive – uma modalidade de cursos realizados integralmente por meio de aplicativos de mensagem (Whatsapp e Telegram). O resultado é que o número de matrículas nos cursos a distância pulou de 722 mil, em 2018, para 2,7 milhões em 2022.

No aspecto da Educação Empreendedora, uma das maiores bandeiras do Sebrae, conseguimos – juntamente com diversos outros parceiros institucionais – grandes avanços. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação empreendedora passa a ser reconhecida como temas e abordagens fundamentais. Com isso, o conceito de empreendedorismo passou a ser abordado, de modo transversal, nas escolas públicas e particulares de todo o país. Graças a essa ação conjunta, 91,4% dos municípios já contam com professores capacitados na abordagem de questões relacionadas ao tema em sala de aula.

A inovação e a inclusão digital também foram prioridades. Nos últimos quatro anos, o Sebrae contribuiu em um grande esforço nacional para ampliar o reconhecimento de novas Indicações Geográficas no país. Nesse período, tivemos um crescimento de 67% no número de IG registradas, alcançando a marca de 100 Indicações validadas pelo INPI e mais 83 em fase de estruturação ou estágio final de análise. Trabalhamos ainda para ampliar a rede de suporte aos empreendedores brasileiros no acesso à inovação. Entre 2018 e 2022, o Sebrae atendeu a 124,6 mil pequenos negócios por meio do Programa Agente Local de Inovação (ALI), que saltou de 658 consultores especializados para 2.122, no período de quatro anos. Superamos ainda a marca de 2 milhões de acessos em soluções de digitalização disponibilizadas pelo Sebrae.

Trabalhamos também para ampliar as condições de competitividade das empresas brasileiras nas áreas da Indústria, Agronegócio, Comércio, Serviço e Turismo. Somente o programa Agronordeste, atendeu a 23,3 mil produtores, proporcionando um aumento médio de 16% da renda e 16,5% na produtividade.

Na Indústria, o Programa Brasil Mais, desenvolvido em parceria com Senai e Ministério da Economia, alcançou mais de 12 mil empresas resultando em um incremento de 23% da produtividade e 8% de faturamento das empresas contempladas. Esses resultados foram reproduzidos também no Comércio, com mais de 45 mil empresas participantes, registrando aumento de 23% da produtividade e 6% do faturamento. O programa atendeu ainda 37 mil empresas do setor de Serviços, que apresentaram um ganho médio de 22% de produtividade e 10,5% de faturamento.

Esses números são uma pequena amostra dos resultados que o Sebrae alcançou ao assumir o compromisso de continuar sendo a mais importante instituição de apoio aos pequenos negócios brasileiros. Conseguimos colocar os desafios de empreender no Brasil em lugar de destaque entre os grandes temas da sociedade brasileira, que reconheceu a importância das micro e pequenas empresas para a economia e para a vida do país.

Hoje, a força dos pequenos negócios é um fato incontestável. As MPE geraram, em outubro passado, 8 em cada 10 empregos criados no país e são responsáveis direta ou indiretamente pela manutenção de 86 milhões de brasileiros (o que corresponde a 40% da população). Esperamos poder continuar contribuindo, ao longo dos próximos anos, com a evolução do empreendedorismo no país e com o fortalecimento da nossa pujante economia.

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