ASN Nacional
Compartilhe

Capacitação ensina como pequenos negócios podem virar fornecedores do Sebrae Rio

Projeto piloto vai mostrar como se tornar fornecedor da instituição
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Fornecer para uma grande empresa tem seus desafios. Cada uma tem suas particularidades. Por isso, o Sebrae Rio capacitará os pequenos negócios (MEI, microempresa e empresa de pequeno porte) do estado a se tornarem fornecedores do Sebrae Rio. Em projeto piloto, a instituição vai explicar os procedimentos do pregão eletrônico e essa metodologia pode ser aplicada no futuro por outras empresas. A primeira turma aconteceu em Volta Redonda, no Médio Paraíba. Agora, entre os dias 18 e 21 de julho, a capacitação chega nas cidades de Friburgo, Cabo Frio e Petrópolis.

“A nossa missão é promover o empreendedorismo. Nada mais justo de criar oportunidades de fortalecer a economia local, além de criar expertises para que os empreendedores possam participar de outros processos licitatórios”, explica Patricia Damasceno, analista do Sebrae Rio.

O treinamento vai abordar os conceitos, vantagens e o funcionamento do pregão eletrônico. Ao longo da capacitação, serão apresentados os documentos exigidos, como obtê-los e apresentá-los de forma adequada; as fases do pregão eletrônico, análise de riscos e os benefícios da LGPD.

Pesquisa sobre fornecedores no estado do Rio

Em recente pesquisa, o Sebrae Rio mostrou que metade das empresas (50,9%) pesquisadas possuem fornecedores de todos os portes; 24% compram apenas com os pequenos negócios; e 23,3% somente com médias e grandes empresas.

Os dados apontam que 57,4% das empresas pesquisadas compram no estado do Rio e em outros estados; 29,7% compram apenas no Rio; 12,9% possuem fornecedores fora do estado. Entre as empresas que possuem fornecedores de todos os portes, 28% compram mais de 50% dos pequenos negócios. Já 72% das empresas compram até 50% dos MEI, micro e pequenas empresas.

Serviço:

  • 18 de julho – Friburgo (Av. Conselheiro Július Arp, 80 – bloco 2) – 17h.
  • 19 de julho – Cabo Frio (R. Raul Veiga, 153) – 14h
  • 21 de julho – Petrópolis (R. Nilo Peçanha, 54) – 9h.
  • Capacitação