Os pequenos negócios inovadores, representados pelas startups, terão atenção especial no 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que acontece entre os dias 9 e 10 de março, de forma híbrida. Enquanto realizadores do evento, o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) selecionaram 16 empresas para participarem da iniciativa como expositores na arena montada no WTC Events Center, em São Paulo, com restrição para mil convidados.
Uma delas é a startup Assinadoc do Macapá (AP), especializada em assinatura digital, gestão de documentos em nuvem e automação de processos burocráticos. Lançada há pouco mais de dois anos no mercado, a startup passou por acelerações, entre elas, junto ao Sebrae Amapá e já acumula quase 200 clientes em todo o território nacional, principalmente pequenas e médias empresas. Após recente rodada de investimentos com a TecnoSpeed de Maringá (PR), a empresa se preparar para escalar e conquistar outros mercados no país.
Para o CEO da Assinadoc, Felipe Ladislau, a participação no Congresso será uma grande oportunidade para apresentar soluções diferenciadas para grandes clientes do segmento industrial. “No ano passado, fechando um negócio com uma grande indústria do ramo da cervejaria, percebemos que esse é um mercado que podemos atender também com o desenvolvimento de tecnologias de integração próprias para o segmento, com automação de templates e suporte diferenciado”, contou.
A analista de Inovação do Sebrae, Olívia Castro, destaca que os pequenos negócios inovadores, como as startups, têm contribuído nas estratégias de inovação de cadeias produtivas diversas. “A inovação se tornou imprescindível para os negócios de todos os segmentos e tamanhos. Temos hoje em dia, grandes corporações que agregaram soluções de startups para trazer inovação e mais agilidade dentro dos processos das empresas”, pontuou.
Outra startup que participará do Congresso a convite do Sebrae, é a Trashin do Rio Grande do Sul que está há três anos no mercado. A empresa de logística reversa e gestão de resíduos 360º participou do InovAtiva Brasil, hub de aceleração, conexão e capacitação de startups, realizado pelo Ministério da Economia e Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Atualmente, a startup atua em 12 estados do Brasil, oferecendo soluções tecnológicas para as MPE e grandes multinacionais. No último ano, a Trashin cresceu 45% acima do previsto e o faturamento foi quatro vezes maior do que em 2020.
O CEO da Trashin, Sérgio Finger, acredita que os resultados positivos da empresa refletem a atuação de um pequeno negócio, que traz impactos reais no mercado e na sociedade, com parcerias com cooperativas. A expectativa é que durante o Congresso, a empresa faça conexão comercial e parcerias para pensar o desenvolvimento de novas soluções de sustentabilidade, além de atrair a atenção da grande indústria.
“Atendemos desde grandes empresas como Havaianas até micro e pequenas empresas com a destinação adequada de resíduos e desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade acessíveis para nossos clientes”, destacou.
9º Congresso Brasileiro de Inovação
O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam, nos próximos dias 9 e 10 de março, a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. O evento tem o objetivo de promover debates sobre como criar um mundo mais sustentável, a partir da inovação e da educação como motores de transformação, bem como agendas estratégicas para o país.
Esta edição do Congresso vai acontecer em formato híbrido, em São Paulo (SP), devido à pandemia da Covid-19. Com isso, haverá oportunidade para que pessoas em todo o mundo assistam à programação por meio de uma plataforma virtual com capacidade para mais de 15 mil acessos simultâneos. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do evento. Clique aqui para saber mais.
