Um ambiente colaborativo para trocar experiências, tirar as ideias de empreendedorismo do papel, aprofundar-se em pesquisas, estruturar plano de negócios, acelerar os resultados da startup, modernizar sua empresa, tudo isso aberto à população. Essa é a proposta do Sebraelab, o hub de inovação aberta do Sebrae que tem bases no Distrito Federal e em mais nove estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No Distrito Federal, o Sebraelab fica no Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC, Lote 4, Granja do Torto, dispondo de 800 metros quadrados, divididos em lounges, coworking, auditório e salas para capacitação. Com funcionamento diário das 9h às 17h30, a proposta do Sebraelab é levar os empreendedores a trocarem experiências e conhecimento de forma orgânica. As ferramentas, metodologias e principais iniciativas do Sebraelab foram apresentadas ao público da Campus Party, em Brasília, nesta sexta-feira (25/3).
A gestora da comunidade Sebraelab DF, Dayana Rodrigues, levou aos campuzeiros as últimas novidades do espaço. Durante a realização da feira de inovação, foi lançado o novo programa de pré-aceleração realizado pelo Sebrae, em parceria com a Cotidiano. “O edital está em produção e deve ser publicado em abril, as startups interessadas já podem manifestar interesse que entraremos em contato”, explicou Dayana.
O Sebraelab DF possui uma programação diversa, que inclui palestras, hackatons, meetups, apresentação de pitchs e desenvolvimento de projetos em parcerias com o ecossistema de inovação local. “No momento, estamos rodando uma das turmas do programa Cocreation lab, que é uma iniciativa de pré-incubação, apoiada pelo Sebrae DF. Durante cinco meses, os negócios recebem mentorias, avaliações, cursos, network e indicação de programas do próprio Sebrae que podem trazer soluções ao negócio”, destaca a gestora. O Cocreation Lab está atendendo 75 projetos de negócios espalhados em 5 polos no DF: Gama, Samambaia, Asa Norte, São Sebastião e Sebraelab, com potencial de expansão nacional e internacional, em áreas diversas de setores do varejo, serviços e tecnologia.
O Sebraelab abriu as portas no DF em 2018, e até 2019, atendeu mais de 10 mil pessoas, entre empresários, universitários, aspirantes ao empreendedorismo, startups, associações e fundações que mobilizam editais de fomento à inovação. Passado o período mais crítico da pandemia, a expectativa é dobrar o número de atendimentos, com uma agenda focada na inovação. Segundo Dayana Rodrigues, é muito importante que as pessoas conheçam e compartilhem as iniciativas promovidas no espaço. “O Sebraelab é a consolidação do compromisso do Sebrae em apoiar os micro e pequenos negócios. Totalmente aberto à população, o hub oferece produtos e serviços gratuitos que devem ser amplamente divulgados”, afirma.
Para receber a programação completa do espaço, as principais iniciativas e programas envie email para [email protected]