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Sebrae e Lojas Renner expandem parceria para outros estados do país

A partir de março, o projeto Encadeamento Produtivo também será desenvolvido em São Paulo e Paraná
Por Redação
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Após alcançar resultados acima das expectativas com o programa Encadeamento Produtivo realizado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a Lojas Renner e o Sebrae vão ampliar a capacitação para São Paulo e Paraná a partir de março. Na 3ª edição do programa vão participar 180 pequenos negócios e 18 fornecedores diretos que fazem parte da cadeia produtiva da varejista nos quatro estados.

A Renner, maior varejista de moda omni no Brasil, mantém uma relação próxima, sólida e consistente com seus fornecedores, por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo dos seus parceiros. “Com fornecedores mais capacitados, trabalhando em conjunto e pensando de forma colaborativa, é possível construir um ecossistema cada vez mais sustentável, forte e com resultados positivos para todos os envolvidos”, diz o diretor de Produto da Lojas Renner, Henry Costa.

De acordo com analista do Sebrae, Anny dos Santos, o programa tem sido muito importante para os empresários que compõem a cadeia da moda com resultados expressivos. “Mesmo em um ano difícil por causa da pandemia, a iniciativa cumpriu os seus objetivos, alcançando um aumento de produtividade e competividade dos pequenos negócios envolvidos, com melhoria nos processos que se reflete em redução de reprovações, por exemplo”, comentou.

Além da expansão para outros estados, a nova etapa do programa vai contar com o auxílio de um aplicativo para monitorar os resultados do projeto e facilitar a gestão dos indicadores das empresas participantes. “A novidade do monitoramento online vai permitir um acompanhamento da performance dos pequenos negócios envolvidos na iniciativa, ajudando-os a alcançar sua máxima eficiência”, explicou a analista.

Resultados da última edição 2019-2020

O encerramento da 2ª edição do programa, que foi desenvolvido em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, aconteceu em dezembro de 2020 e contou com a participação de 134 pequenos negócios e 13 empresas âncoras.

Inicialmente, a edição estava programada para terminar em junho do ano passado, mas por causa da pandemia da Covid-19, foi decidido estender o apoio e as consultorias para as empresas que necessitaram se adequar ao momento.

Os resultados obtidos superaram as metas estabelecidas em todos os quesitos avaliados. A competividade das empresas, por exemplo, teve um aumento de 64%. Na produtividade, o aumento foi de 23%, e na pontualidade, foi de 12%. O engajamento no projeto também foi mensurado e alcançou 84%. A melhoria da qualidade teve bons resultados com a redução de 23% na reprovação das peças.

O programa de Encadeamento Produtivo desenvolvido em parceria com a Lojas Renner também tem o diferencial de incluir ações de sustentabilidade com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU).

Assim como o Sebrae, a Lojas Renner também é signatária da iniciativa global. Durante o programa, as micro e pequenas empresas participaram de atividades voltadas para as temáticas de práticas sustentáveis com aproveitamento de 82%.

A empresária Maria Helena Biz de Souza, de Joinville, foi uma das participantes do programa no estado catarinense. Ela é dona de uma loja de confecções que atende, principalmente, a Lojas Renner, por meio de uma empresa âncora da indústria do segmento. Ela acredita que a experiência abriu novos horizontes e já está dando frutos valiosos. “Foi a melhor parceria desde a fundação da empresa. Há um grande marco em nossa história entre o antes e depois do Sebrae. A evolução da empresa em todas as suas áreas, como recursos humanos, financeiro e produção, era algo que não imaginávamos que seria possível”, destacou.

Sobre a Lojas Renner S.A.

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas marcas: Renner, que tem roupas e acessórios em diferentes estilos; Camicado, empresa do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; e ASHUA Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54.?Atualmente, são mais de 600 lojas em operação, considerando todos os negócios. A Companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia a atividade de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros.

Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Lojas Renner S.A. iniciou seu processo de internacionalização, ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019.

Sobre o Sebrae

Promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para as micro e pequenas empresas brasileiras, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Com quase meio século de história, a entidade acumula milhares de projetos e parcerias em prol dos pequenos negócios, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.