A inovação na produção de alimentos plant based foi tema do Sebrae Day, realizado nesta quinta-feira (4/3), em parceria com o Inovabra Habitat. O evento online contou com a presença da fundadora da Mr. Veggie, Mariana Falcão e do criador do Grupo Planta, Fabio Zukerman. O CEO da AGN Consultoria e Negócios, Alberto Gonçalves, mediou o encontro, que foi totalmente dedicado a tratar das principais novidades no mercado de alimentos à base de plantas.
Imagine ter uma linha de hambúrgueres 100% naturais, veganos, gostosos e saudáveis à sua disposição no supermercado. Até pouco tempo atrás, isso era incomum no Brasil, essa realidade tem mudado aos poucos. Já encontramos hambúrguer, leite, carne, iogurte e até ovos feitos com plantas nas sessões vegetarianas dos mercados. Mariana Falcão, líder da Mr. Veggie, conta que em meados de 2001 já sentia essa escassez de produtos vegetarianos com fácil acesso. “Três anos antes de lançar a Mr. Veggie, eu já percebia a falta de opções vegetarianas nos mercados e restaurantes. Eu pensei, poxa, uma proteína vegetal, bem temperada, ela vai ter boa aderência no mercado. Foi assim que lancei, em 2004, a nossa linha completa de hambúrgueres”, relembra a empresária.
De olho no comportamento do público, após fazer um curso com o Sebrae, a Mariana inovou mais uma vez, com uma linha de produtos com preços mais baixos. “Alimentação baseada em plantas não é só uma questão de matar a fome, as pessoas têm uma preocupação socioambiental. Em 2012, nós já tínhamos a linha de hambúrgueres variados, mas eu sabia que dava para crescer mais. Procurei o Sebrae, fiz o Empretec, parei e analisei o que estava faltando no nosso negócio.
Sabíamos da paixão do brasileiro por churrasco, então puxamos para esse sabor, lançamos uma linha com preço mais acessível. A linha Mari Mari é vegana, além do hambúrguer, em breve terá outros produtos, já a linha Mr. Veggy tem produtos como falafel e quibe de beringela com quinoa. Um sucesso”, afirma a empresária.
Ser acessível, ser saboroso e ser natural são atributos fundamentais para a criação dos alimentos plant based, de acordo Fabio Zukerman, fundador do Grupo Planta. “Estamos vivendo um grande crescimento desse mercado. Lá no Grupo Planta, nossa prioridade é o sabor, fazemos uma curadoria de alimentos deliciosos, com base vegetariana. Queijos, maioneses, carnes, tudo com base veggie. Os produtos análogos à carne como linguiça, hambúrguer e até ovos são muito semelhantes ao tradicional e – o mais importante – são gostosos. Nesse momento, estamos focados em melhorar o produto e diminuir o preço. Recentemente criamos a panceta, a textura é incrível, muito saboroso”, declara Zukerman.
Especialista em consultoria para empresas plant based, Alberto Gonçalves, afirma que a tecnologia de alimentos baseados em plantas está crescendo surpreendentemente no Brasil. “A popularização chegou nesse mercado. Termos como veggie, flextariano, vegetariano estão cada vez mais conhecidos. Muitas pessoas já sabem a importância, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente, de reduzir o consumo de carne animal. A rastreabilidade de produtos para informar se o item está de fato saindo da fazenda para a mesa, por exemplo, é uma tendência entre supermercados e fornecedores. É uma boa oportunidade para os micro e pequenos negócios investirem no setor, existe espaço para isso, o segredo é encontrar insumos para baratear o produto. Esses dias eu vi a proposta de iogurtes feitos com leite de coco, uma matéria prima bem produzida no Brasil”, indicou Gonçalves.