ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae apoia geração de negócios inovadores na área da Química

Sebrae apoia geração de negócios inovadores na área da Química
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

As possibilidades de empreendedorismo entre os profissionais da Química apresentam-se em muitos mercados, como da criação de cosméticos mais naturais; da fabricação de produtos de limpeza menos poluentes;  produção de alimentos mais saudáveis e sem elementos artificiais, entre outros. Para apoiar os químicos e estudantes da área que querem empreender, o Sebrae firmou uma parceria com o Conselho Federal de Química (CFQ). O projeto Profissional da Química Empreendedor tem o objetivo de estimular e incentivar o interesse no empreendedorismo, por meio de capacitações online e gratuitas tanto para estudantes e químicos que têm uma pesquisa consolidada com potencial de gerar negócios quanto aqueles que pretendem entrar no mundo dos negócios, mas não sabem por onde começar.  

Neste primeiro momento, a parceria disponibiliza duas trilhas de capacitação, sendo que uma delas é composta por duas etapas. A primeira delas é voltada para o aprendizado das diretrizes iniciais do empreendedorismo. Os cursos são ‘Empreendedorismo e características do comportamento empreendedor’ com carga horária de 26 horas  e ‘Fundamentos básicos para a criação de negócios’  com 19h de duração. 

Já a segunda trilha traz conteúdos capazes de aprimorar capacidades já adquiridas e observadas pelos profissionais de Química e serve como um primeiro passo para quem já tem uma ideia ou um produto em desenvolvimento. Neste caso, para colocar o negócio em prática, os químicos poderão participar da trilha ‘Catalisa ICT Aprender e Estruturar’, que faz parte do programa Catalisa, que seleciona pesquisas acadêmicas com potencial de gerar novos negócios de base tecnológica no país. 

Para participar dos cursos gratuitamente, basta acessar o endereço eletrônico: https://pqe.org.br/  e preencher o formulário de inscrição. Todos as capacitações ficarão disponíveis para acesso por até 60 dias, entre 9 de maio a 9 de julho deste ano.