ASN Nacional
Compartilhe

Primeira Jornada de Desjudicialização busca levar a cultura da mediação aos pequenos negócios

Iniciativa liderada pelo Sebrae faz parte de um esforço da instituição para mostrar aos empreendedores a mediação como uma alternativa para solução de conflitos que envolvem a empresa
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae e a Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L) realizaram, nesta quarta-feira (8), a 1ª Jornada de Desjudicialização. A iniciativa teve quase 1,8 mil inscritos e reuniu donos de pequenos negócios e representantes de cinco plataformas de mediação que atuam no Brasil. Durante o evento, os empresários tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre a dinâmica da mediação de conflitos e escolher, entre as empresas que se apresentaram, aquela que melhor atendia às suas necessidades.

Segundo a analista de políticas públicas do Sebrae, Lillian Toledo, a jornada é apenas a primeira de uma série de outros encontros que a instituição planeja continuar realizando em 2022. “Nós queremos estimular a mediação no meio empresarial e aproximar os donos de micro e pequenas empresas dos serviços disponíveis”, comenta. Lillian lembra que o dia de realização da 1ª jornada coincidiu com o dia da Justiça e com o anúncio, pelo Serasa, de que o Brasil chegou a 63,4 milhões de pessoas endividadas. “Nós queremos contribuir para que a justiça chegue ao maior número de pessoas, resolvendo situações de conflito da forma mais rápida e simples possível. Normalmente, o primeiro caminho que o empresário lembra é o de buscar as vias judiciais, que são processos mais longos e onerosos. O objetivo do Sebrae é tornar os métodos extrajudiciais mais conhecidos do público”, ressalta Lillian.

A advogada Patrícia Scartezzini trabalha em um pequeno negócio de São Paulo e foi uma das participantes da 1ª Jornada de Desjudicialização. Ela elogiou a iniciativa e comentou que já faz parte da cultura da empresa em que trabalha a busca pela negociação em situações de conflito. “Pretendemos participar dos próximos encontros que o Sebrae promover”, antecipa.

Parceria CACB

Até o dia 31 de janeiro, o Sebrae continua realizando em parceria com a CACB, a Campanha Nacional de Mediação Online e Gratuita para as MPE. O objetivo é contribuir para a solução de problemas que envolvam valores até R$ 20 mil, de forma rápida e gratuita. Para participar, o empreendedor deve acessar aqui, descrever o problema que enfrenta e como gostaria de resolvê-lo. Dados pessoais do solicitante devem ser preenchidos corretamente, assim como os contatos da outra parte.

Na sequência, de forma online, a outra parte é convidada a participar da mediação. Após o aceite, as mediações acontecem em ambiente online, seguro e confidencial, na área do cliente, onde é possível, por meio de alertas e configurações do sistema, realizar as negociações e acompanhar o andamento do caso. Por fim, com auxílio do mediador, caso as duas partes aceitem, é assinado um acordo, evitando que o caso seja judicializado.