Dona da loja de roupas infantis Arco Íris Modas, Karla Rejane Souza, de Carlos Chagas, sempre se dedicou aos negócios. Há 14 anos no mercado, a empreendedora foi surpreendida com um diagnóstico de câncer, e mesmo diante da doença não desistiu do seu grande sonho de empreender.
A empreendedora começou sua trajetória nos negócios como sacoleira com a venda de lingeries e roupas para adultos. Após a maternidade, surgiu o desejo de investir no mercado de vestuário infantil. Depois de anos trabalhando como professora em uma escola particular, a empresária pediu conta para montar a loja Arco Íris, em 2007.
A loja de roupas infantis cresceu e hoje é a principal fonte de renda da empresária. Tudo ia bem, até que, em 2018, recebeu o diagnóstico que estava doente. No início, as lágrimas foram frequentes durante dias e noites. Mas, não demorou muito para Karla se reerguer e trocar o choro pela esperança, encarando o problema como sempre fez em toda a sua vida.
“Quando descobri a doença, contei para a família e para as minhas colaboradoras. Perguntei se poderia contar com o apoio deles para dar continuidade ao negócio durante o tratamento, mas nunca pensei em fechar as portas. O câncer não foi um ponto final, mas sim uma vírgula na minha vida”, afirma Karla.
A internet foi a grande aliada da empresária nesse período para auxiliar as duas funcionárias que ficaram responsáveis pela administração da loja. “Nem sempre podia estar fisicamente na empresa, mas acompanhava à distância o andamento do negócio. O tempo passou, e mesmo diante de todos os obstáculos, a loja continua de portas abertas”, comemora.
Mesmo em casa fazendo o tratamento, Karla não se acomodou, correu atrás de capacitação para melhorar a gestão, pois sabia que ainda tinha muito que contribuir para o sucesso da empresa.
“Todo conhecimento que adquiri me ajudou a manter a boa saúde financeira do negócio. Hoje, sei da importância desses e outros investimentos para a loja, por agregar valor e qualidade para o cliente. Sei que meu negócio ainda tem um longo caminho pela frente, mas não medirei esforços para que venha à minha loja senta que há algo diferente, seja um embrulho diferente, um laço ou um cheirinho. Quero sempre estar inovando para chamar a atenção”, explica.
Para a analista do Sebrae Minas Renata carvalho, a empresária é um exemplo da força do empreendedorismo feminino. “Ela não se abateu com a doença. Entre uma sessão e outra do tratamento, ela estava pensando em melhorias para sua loja e para suas colaboradoras. Exemplos assim, nos dão uma injeção de energia e nos inspira a seguir em frente e a superar nossos limites”, conta a analista do Sebrae Minas
Sebrae Delas
Voltado especialmente para a empreendedoras, o Sebrae Delas incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de competências. É um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Entre 2019 e 2020, mais de 10 mil donas de pequenos negócios já foram atendidas. O programa oferece cursos, workshops e consultorias para mulheres de todo o País. O Sebrae Delas também incentiva o contato entre as empreendedoras para que elas construam uma rede de apoio e compartilhamento de problemas e soluções na gestão empresarial.
