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Empresas alagoanas apostam em estratégias para aumento das vendas nas festas juninas

Seja em elementos das festas juninas ou atemporais, as empresas criam estratégias próprias para serem mais competitivas
Por Redação
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O mês de junho traz consigo diversas oportunidades para os empreendedores, já que conta com as tradicionais Festas Juninas, Dia dos Namorados e alguns feriados que ajudam a aquecer o mercado. Em Alagoas, as micro e pequenas empresas do ramo de acessórios apoiadas pelo Sebrae criam estratégias para aproveitar bem esse período, vender mais e até superar o impacto causado pela pandemia no setor.

Uma dessas empresas é a Coolture (@cooltureoficial), liderada pela empresária e designer Cilmery Oliveira. Para esse período de festas juninas, ainda restritas por conta da pandemia, a empresa investiu em peças mais personalizadas como kits mãe e filha destacando cores que harmonizam com brincos, colares e pulseiras da coleção de inverno chamada Mandacaru, totalmente inspirada na época e em elementos regionais.

“O insight inicial para desenvolvermos a coleção foi exatamente um momento de saudosismo do Sertão, das festas juninas, das nossas raízes. A partir daí, montamos nosso moodboard (referências visuais). Tendo o Mandacaru como referência maior para nos inspirarmos, nossa equipe criativa buscou materializar as cores, formas e simbologia dessa planta que é um símbolo do sertão na forma de colares, brincos, pulseiras e cintos cheios de estilo e com o nosso DNA”, afirma.

Já a empresária Leila Monteiro (@leilamonteiro.brand), ressalta que sua marca tem como carro-chefe os colares, brincos e pulseiras e aposta em peças mais atemporais para o período, sobretudo por conta da pandemia. Mas, para não esquecer essa época, a empresária aposta em mimos para as clientes.

“Estamos apostando em peças mais básicas e atemporais, já que nosso estado se encontra na fase vermelha de enfrentamento à pandemia, com comemorações mais intimistas, em casa. Estamos sugerindo peças mais versáteis na composição do look, para que sejam ainda mais aproveitadas o ano todo. Especificamente para o período junino, nossas ações estão mais ligadas aos mimos para os clientes que à coleção em si”, destaca.

Desafios colocados pela pandemia

A pandemia trouxe desafios para todos os ramos de negócio e exigiu das empresas uma grande capacidade de adaptação e resiliência.

Ambas as empresas passam por um tempo de aprendizado, amadurecimento, reinvenção e readequação. Leila Monteiro diz que sua marca sentiu o impacto causado pelas restrições na abertura do comércio.

“Em razão do distanciamento social e das regras impostas, sentimos o impacto da redução das vendas, sobretudo quando se trata da venda presencial. O comportamento do consumidor tem variado de acordo com cada momento de enfrentamento à pandemia, e acompanhando os números da doença”, pontua.

Ela ainda lembra a importância do apoio do Sebrae nos últimos anos, ajudando a ampliar os olhares para o mercado e se preparar cada vez mais para períodos específicos do ano e em momentos de crise.

“O suporte oferecido pelo Sebrae é de suma importância para que possamos nos adaptar e adquirir conhecimento para cada momento da empresa. É preciso estar conectado o tempo todo e encontrar soluções rápidas para gerir os problemas enfrentados, que estão cada vez mais dinâmicos”, diz.

Cilmery Oliveira também reforça a relevância do papel do Sebrae no desenvolvimento do negócio. “Sem dúvida o apoio do Sebrae tem sido bastante relevante para o nosso crescimento nos proporcionando cursos, incentivos e consultorias que estimulam a inovação e uma visão de empreendedorismo realmente capacitada com um novo entendimento do mercado e dos clientes”, conclui.

De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, mesmo com uma nova onda da pandemia, essas empresas não deixaram de criar, de lançar novos produtos e coleções também atemporais que podem ser utilizadas após os festejos juninos. Ainda segundo ela, ao atuar buscando formas criativas de superar o momento, as empreendedoras ganham um novo fôlego.

“Essa é uma forma, também, de fazer com que as pessoas não desanimem. Muitas pessoas estão festejando em casa com seus familiares e podem comprar uma roupa ou acessório novo. Isso é importante porque ajuda a movimentar o setor. As empresas vendem em seus pontos físicos e online, através do WhatsApp, do Instagram. Isso é muito importante para a moda alagoana e ajuda a mostrar que essas empresas estão vivas”, finaliza.

Mensagem de esperança

As duas empreendedoras também deixaram uma mensagem de esperança para o momento atual e para as micro e pequenas empresas.

“Gostaria de desejar ótimos festejos juninos e reforçar que mesmo com a vacina, ainda precisamos manter os cuidados necessários de higiene e distanciamento para que tudo isso passe logo e possamos voltar a comemorar com muita alegria e junto dos que amamos”, conclui Cilmery.

Já Leila Monteiro complementa e recorda a importância de consumir e comprar das micro e pequenas empresas para que elas possam superar a crise. “Gostaria de lembrar a importância de consumir de pequenas empresas, mais ainda nesse momento de pandemia. Os pequenos produtores sofrem muito mais com a crise, e é preciso fortalecer esse comércio para que possamos ajudar a fomentar a economia. Procure conhecer, valorizar e indicar o trabalho de amigos, parentes e microempreendedores para ajudá-los a superar a crise”, finaliza.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.