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Em celebração ao Dia do Cliente, Sebrae dedica série de painéis sobre atração e fidelização

Especialistas trataram temas do marketing digital, estratégia, nicho, relacionamento e encantamento de clientes
Por Redação
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Reforçando seu papel de impulsionador do empreendedorismo no Brasil, o Sebrae realizou uma programação exclusiva para comemorar o Dia do Cliente, ao longo desta segunda-feira (20). Celebrando os mais de 20 milhões de empreendedores que existem no país, dos quais muitos são clientes do Sebrae, a instituição mobilizou colaboradores de diversos estados para abordarem marketing digital, estratégia, nicho de clientes, relacionamento e fidelização.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que um dos grandes desafios para os pequenos negócios ainda é a fidelização dos clientes: “O cliente ficou mais aberto, as opções são muito maiores com a internet. O digital transformou o ambiente de percepção do cliente e os donos de micro e pequenas empresas precisam se adequar para atender às expectativas do consumidor”. Melles complementou que todas as pessoas são clientes em algum momento da vida, inclusive os pequenos negócios podem ser clientes do Sebrae ao longo de suas jornadas. “É por isso que sempre trazemos informação e conteúdos inovadores para incentivar o crescimento do empreendedorismo do país”, comentou.

A importância de manter o olhar nas dores e nos desejos do cliente como um exercício para o sucesso de qualquer negócio foi destacada pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Todos os empreendedores precisam refletir quem é e o que deseja o seu cliente. Esse olhar ultrapassa as barreiras do tempo. Primeiro entendendo o que ele quer e depois proporcionando a experiência de consumo, seja com um produto ou um serviço”, disse.

Ainda segundo Quick, as expectativas para as vendas de fim de ano são boas, especialmente, por conta do avanço da vacinação em todo país e, por isso, há mais uma chance para pensar na experiência do cliente com os negócios. “Esperamos que a crise causada pela pandemia seja superada, temos a esperança de retomar nossas atividades de maneira plena. Nesse contexto não podemos deixar de pensar no cliente. O que essa pessoa deseja encontrar no meu negócio? O que posso fazer para que ela volte e recomende?”, sugeriu.

Os painéis tiveram a presença de especialistas dos Sebrae do Ceará, Piauí, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para assistir à programação completa do Sebrae, para o Dia do Cliente, acesse aqui.