São Paulo, janeiro de 2022 – A ELLE Brasil, referência entre as publicações de moda, e o Sebrae, o principal apoador do desenvolvimento sustentável dos micro e pequenos negócios brasileiros iniciam 2022 com a segunda fase do Movimento, projeto solidário pensado para os pequenos empreendedores da moda autoral brasileira. Seguindo com a missão de trazer uma agenda de desenvolvimento sustentável às micro e pequenas empresas (MPEs), a nova etapa contará com mais marcas apoiadas, totalizando 20 marcas autorais, e sua seleção foi realizada com base nas agendas: regionalidade brasileira, comunidades urbana e rural, empreendedorismo negro e feminino.
Em meio a um cenário cada vez mais desafiador, a sustentabilidade se torna o melhor caminho para o futuro e a ELLE e o Sebrae buscam ter um papel ativo em contribuir com iniciativas que fazem a diferença para a sociedade, que permitam a transformação do mercado por meio dos micro e pequenos negócios de moda.
“Com o primeiro ciclo do Movimento, percebemos que podemos e queremos fazer mais. Falar de sustentabilidade é falar do futuro de todos nós, por isso criamos um programa com foco em trocas entre grandes e pequenas marcas para que juntos possamos mudar a indústria da moda e fortalecer os pequenos empreendedores do setor de forma ativa e prática”, comenta Larissa Ortiz, Trends Innovation board member, conselheira fixa do Movimento e também especialista em sustentabilidade para negócios de impacto.
“O Sebrae tem como missão promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fortalecendo o ecossistema de empreendedorismo brasileiro e transformando o ambiente de negócios nos territórios em que atua. O segmento de moda é nosso segundo principal foco de atuação, com forte execução de projetos com a temática da sustentabilidade, que enxergamos como uma vantagem competitiva para os pequenos negócios de moda. Acreditamos que iniciativas como o Movimento são excelentes oportunidades de aplicação da nossa missão junto a empresas de moda, de forma altamente qualificada, em razão da parceria com Elle”, comenta Verônica Couto, analista de competitividade do Sebrae.
Para essa ciclo contamos também com a parceria do Instituto Lojas Renner. “Estar com a Elle e o Sebrae nesta iniciativa nos permite conectar histórias inovadoras com projetos que tenham impacto social na nossa cadeia e na sociedade, missão que está ligada ao nosso propósito. Esse processo de formação vai nos permitir desenvolver esses pequenos negócios, para que possam aprimorar ainda mais a sua atuação com foco na geração de impacto positivo por meio de uma moda responsável”, afirma o diretor executivo do Instituto Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.
A primeira etapa do Movimento gerou um impacto de 7.8 milhões em audiência e 40 mil pessoas engajadas nos tópicos do projeto. Além disso, o time de sustentabilidade e negócios da ELLE selecionou três projetos de sustentabilidade desenvolvidos durante o processo de seis meses, que agora estão em fase de captação de recursos.
“Para 2022 queremos gerar ainda mais trocas de conhecimento e apoiar a geração de novos negócios para as marcas apoiadas, mas também para as apoiadoras. Acreditamos que o impacto de plataformas como o Movimento é substancial e eficaz para discutir temas de ESG dentro de empresas e, de fato, promover uma mudança no setor”, completa Larissa.
Sobre a ELLE
Fundada na França, em 1945, pelo Grupo Lagardère, e lançada no Brasil em 1988, ELLE Brasil é publicada pelo Grupo Papaki, um dos mais importantes do audiovisual brasileiro. Com um site aberto, uma edição digital mensal exclusiva para assinantes e um impresso premium, publicado quatro vezes por ano, a marca retoma sua produção no país em 2020. Sob comando de Susana Barbosa, diretora editorial, e Virginia Any, diretora comercial, ELLE fala de moda, beleza e lifestyle de um jeito contemporâneo e inclusivo, que dialoga com o espírito do tempo e reflete as questões e transformações da sociedade.
Sobre o Sebrae
Promove a cultura empreendedora, aprimora a gestão empresarial e desenvolve um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios brasileiros, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Em 2022, a instituição celebra seu cinquentenário com o Projeto Sebrae 50+50, que reúne atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Dessa maneira, reforça seu compromisso na execução de projetos e parcerias, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.
Sobre o Instituto Lojas Renner
O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) desenvolve a apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social de mulheres por meio da moda. Desde sua fundação, em 2008, já investiu cerca de R$ 75 milhões – oriundos das verbas repassadas pela varejista e também provenientes de leis de incentivo fiscal. Os recursos possibilitaram o apoio a mais de 900 projetos espalhados pelo país, beneficiando 215 mil pessoas, incluindo os mais de R$ 7 milhões que foram destinados em ações de combate à Covid-19. O Instituto Lojas Renner faz parte do guarda-chuva do selo Re, que representa o compromisso da Companhia com a moda responsável.