ASN Nacional
Compartilhe

Divulgados os vencedores estaduais da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Iniciativa tem o objetivo de reconhecer as melhores práticas e projetos de educação empreendedora de todo o país
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

No dia 10 de março, foram conhecidos os vencedores da etapa estadual da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado projetos e ações de educação empreendedora no ambiente escolar. Os vencedores estaduais, premiados nas categorias Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior, agora seguem para etapa nacional do Prêmio.  

“O Prêmio é uma vitrine para reconhecer e valorizar práticas criativas e inovadoras desenvolvidas por educadores de todo o estado, estimulando o ensino da educação empreendedora e inspirando novas práticas.  Acreditamos que a educação empreendedora é o principal caminho para transformar a educação do país”, destaca a gerente da unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.  

Projetos vencedores 

Na categoria Ensino Fundamental I, o projeto vencedor foi “Empreendimento Jogos Mais que Especiais”, da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, de Montes Claros. O projeto nasceu a partir do desafio de promover a inclusão e interação dos estudantes portadores de necessidades especiais, rompendo preconceitos e bullying, por meio da fabricação de jogos e brinquedos pedagógicos inclusivos.  

Na categoria Ensino Fundamental II, o projeto ganhador foi “Escola e Comunidade na construção de um sonho empreendedor”, da Escola Municipal Geralda Cândida de Oliveira, de Passos. O projeto teve o objetivo de solucionar o problema da escassez de água, estimulando o reuso da água pela comunidade rural, por meio de uma solução desenvolvida pelos alunos e pela comunidade escolar. 

Já na categoria Ensino Médio, ganhou o projeto “CyberStaacks”, da Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, de Timóteo. O projeto visa estimular a produção de conteúdos sobre temas relevantes do momento, de forma leve e descontraída, por meio de plataformas digitais e com a participação dos estudantes em todas as etapas. 

Por fim, na categoria Ensino Superior, o projeto vencedor foi “Empreenda como uma mulher”, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O projeto foi criado com o objetivo de capacitar mulheres empreendedoras de todo o Brasil, por meio de um curso de gestão de negócios, com videoaulas e mentorias desenvolvidas por alunos de diversos cursos da UFOP. O projeto permitiu que os alunos aplicassem conceitos vistos somente em sala de aula, solucionando problemas reais de empreendedoras reais.  

Os projetos vencedores na etapa estadual seguem agora para a etapa nacional do Prêmio. Os vencedores nacionais serão conhecidos durante a Bett Educar 2022, que acontece em maio deste ano, e terão seus projetos difundidos pelo Sebrae para todas as regiões do Brasil.  

-

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 

A 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Em 2021, o programa capacitou mais de 28 mil educadores em Minas Gerais, impactando mais de 69 mil estudantes, com diversos cursos, seminários e capacitações em todas as regionais do estado. 

O Prêmio tem o apoio do CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora; e do Porvir, plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil.