ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Cerimônia de premiação marca o fim da 1ª edição do Prêmio Sebrae Inova de Jornalismo

Guilherme Portanova, da Record TV, e a inflenciadora Barbara Lins foram os premiados pela realização do Sebrae no DF
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Foram entregues na noite da última quinta-feira, 2 de dezembro, no Sebraelab do Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), os troféus para os vencedores da 1ª edição do Prêmio Sebrae Inova de Jornalismo. A premiação, organizada pelo Sebrae no Distrito Federal com o objetivo de valorizar, estimular e reconhecer produções jornalísticas em diferentes canais da imprensa do DF que abordassem temas relacionados a inovação e empreendedorismo, foi vencida pelos jornalistas Guilherme Portanova e Bárbara Lins.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, abriu a cerimônia de premiação com um discurso em que enfatizou a importância do trabalho da imprensa para a existência de um Estado Democrático de Direito, proporcionando que a sociedade possa ser informada sobre questões relevantes e assim participar exercer a cidadania com consciência.

Valdir também destacou o trabalho da imprensa para o sucesso da realização da edição 2021 do Sebrae Inova Digital, evento que ocorreu de forma virtual entre os dias 23 e 25 de outubro com a participação de mais de 25 mil inscritos e que foi amplamente divulgado pelos veículos de comunicação do Distrito Federal. “Nós queríamos mostrar para os pequenos empreendedores a importância do mundo digital para os negócios e, graças ao trabalho de vocês, conseguimos. No dia de hoje, nós celebramos esse sucesso, uma participação fantástica e, claro reconhecemos o trabalho de vocês e de todos que contribuíram para que isso fosse possível”, afirmou o superintendente do Sebrae no DF.

Portanova, que é apresentador da TV Record Brasília, foi o primeiro colocado na categoria jornalismo com a reportagem intitulada Desigualdade Digital: a renda como limite para inovação, que mostra como a tecnologia pode fazer a diferença para pessoas que têm boas ideias, mas que nem sempre conseguem apoio ou encontram oportunidades para concretizá-las. A reportagem contou com apoio do professor e especialista e inovação digital Marcelo Minutti e foi analisada por um júri que, além de considerar a pauta, também avaliou critérios como relevância da notícia, escrita, produção, impacto e benefício público, ética, originalidade, inovação, criatividade, recursos disponíveis e esforços envolvidos para a elaboração da reportagem.

Ao receber o troféu da premiação, Portanova comentou sobre a reportagem, fazendo, também, uma breve reflexão acerca da desigualdade no Brasil. “Agora, temos um elemento novo nessa desigualdade, que pode afastar as pessoas, que é o acesso ao mundo digital. A gente tem percebido casos em que o acesso a plataformas digitais pode fazer com que uma pessoa vire um sucesso, enquanto que outras ficam limitadas”, observou.

O jornalista citou, ainda, a história de um dos personagens exibidos na reportagem e que mora na Cidade Estrutural. O personagem, após sofrer por horas para receber ser atendimento na rede pública de saúde do DF, teve a ideia de criar um aplicativo para informar a população sobre as filas existentes em cada unidade de saúde pública do DF, mas por falta de apoio, não conseguiu tirar a sua do papel.

Portanova foi informado, na ocasião, de que a ideia do aplicativo receberá apoio de consultores do Sebrae no DF para sair do papel e, futuramente, poder contribuir com aqueles que precisarem de atendimento na rede pública de saúde da capital.

Já Bárbara Lins ganhou a primeira colocação na categoria influenciador digital. O material produzido por ela também foi analisado por uma comissão de jurados que, além de avaliar critérios gerais como relevância do conteúdo, escrita, produção, impacto, benefício para o público, ética, originalidade, inovação e criatividade, também levou em consideração o engajamento nas publicações, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

Ao receber o prêmio, Bárbara falou sobre seu trabalho como influenciadora digital e a oportunidade de criar uma comunidade que permite o compartilhamento de interesses em comum. Ela também relacionou as redes sociais com o empreendedorismo e afirmou que a produção de conteúdo é algo essencial para que pequenos empreendedores possam sobreviver no mundo digital. “Eu realmente acredito que toda empresa deve ter uma produção de conteúdo, porque se uma empresa hoje não produz conteúdo, ela não estará visível na internet”, disse a influenciadora.

Além de receberem os troféus, os dois vencedores irão participar, em 2022, de uma missão técnica internacional organizada pelo Sebrae no DF.

8º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Ainda durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Inova de Jornalismo, foi realizada a entrega da premiação da etapa distrital do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. A iniciativa é realizada pelo Sebrae Nacional e tem o objetivo de reconhecer esses profissionais da imprensa local que desenvolveram trabalhos em temas relacionados ao universo dos pequenos negócios nas categorias texto, áudio, vídeo e foto.

Na categoria texto, a primeira colocação ficou com a jornalista Ana Lídia Araújo, do Correio Braziliense, autora da reportagem Pandemia desencoraja ainda mais jovens nem-nem na busca por empregoque contou com a colaboração de Ana Paula Lisboa. A TV Globo foi a grande vencedora na categoria vídeo, com a reportagem Produtores rurais se reinventam na pandemia e mantêm vendasproduzida por Gabrielle Freire juntamente com Raphaella Sconetto, Anna Reis e Joelson Maia.

A Rádio Nacional AM se sagrou campeã da categoria áudio com uma reportagem sobre uma empresa de tecnologia que apoia negros e negras no desenvolvimento de seus negócios. O material foi produzido pelos jornalistas Simone Silva, Marli Arboléia e Anchieta Filho. Já o Portal Metrópoles venceu a categoria foto. O clique eleito foi registrado pelo fotógrafo Luiz Faria.

Os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional e os classificados participam, em janeiro de 2022, da etapa nacional, que definirá os grandes vencedores da realização.