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Carlos Melles faz uma avaliação do desempenho dos pequenos negócios e traça perspectivas para 2022

O presidente do Sebrae participou da última live feita pela instituição nesse ano
Por Redação
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O presidente do Sebrae, Carlos Melles, participou, na noite desta terça-feira (14) do “Papo Sebrae”. O evento, que foi a última live de 2021, tratou sobre a avaliação do desempenho dos pequenos negócios nesse ano e traçou expectativas para 2022. Segundo Melles, a digitalização foi a principal conquista dos pequenos negócios esse ano. “As micro e pequenas empresas ampliaram sua presença digital e estão cada vez mais presentes em plataformas de market places, nas redes sociais e fazendo negócios de modo online”, comenta.

Segundo o presidente do Sebrae, o Brasil viveu, no final do ano passado e início de 2021, a expectativa de que a pandemia estava próxima de acabar. “Infelizmente, foi o contrário, ela veio fortíssima. E, além da pandemia voltar ainda mais forte, os benefícios que o governo e o Congresso criaram, que foram essenciais em 2020, se esgotaram. Medidas como o BEm, o Auxílio Emergencial e o Pronampe, foram encerrados. Com isso, os meses de fevereiro e março foram particularmente difíceis, até que essas políticas públicas fossem retomadas”, ressalta Carlos Melles. A partir dessa realidade, o Sebrae começou a fazer pesquisas e constatou que o único caminho para a saída da crise era a vacinação. “Nossos levantamentos mostravam que, com o aumento da cobertura vacinal, a média de novos casos e mortes cairiam e a economia seria capaz de retomar a atividade. E foi o que aconteceu. Com o passar dos meses e o aumento da vacinação, todos os setores voltaram a funcionar e a recuperar o nível de faturamento”, analisa. O presidente do Sebrae destacou a importância dos empreendedores estarem seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, respeitando as recomendações das autoridades de saúde.

Nesse sentido, o presidente do Sebrae destaca a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país. “Os pequenos negócios são os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras. 72,7% das vagas de trabalho criadas entre os meses de janeiro e outubro estão sob o guarda-chuva dos pequenos negócios. No total, foram gerados, no Brasil, 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão”, diz Melles. Segundo ele, a meta do Sebrae agora é ampliar a participação das micro e pequenas empresas na pauta de exportações do país. “Nós temos um artesanato riquíssimo, além dos produtos de Indicação Geográfica, como mel, queijo, cachaça, doces, entre outros, com um enorme potencial para conquistar mercados no exterior”, destaca.

 Melles abordou ainda a importância da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que completa 15 anos nesse mês de dezembro. “A Lei Geral é um marco na história da nossa economia. Antes da Lei, um empreendedor podia levar 150 dias para abrir um negócio. Hoje, com as ações já planejadas e em execução desde 2020, o Brasil pode figurar pela primeira vez, no curto prazo, dentre as 100 melhores economias para se fazer negócios”, prevê. Segundo o presidente do Sebrae, foi graças a essa legislação que os pequenos negócios têm hoje um papel fundamental na nossa economia. Atualmente, o Brasil tem mais de 20 milhões de empreendedores, que representam 99% das empresas brasileiras e são responsáveis por mais de 70% das novas vagas de trabalho criadas em 2021, 44% da massa salarial dos empregos formais e por quase 30% do PIB brasileiro.

Confira o papo Sebrae na íntegra, no canal do Sebrae no Youtube.