ASN Nacional
Compartilhe

Autoridades fazem visita técnica ao CRAB para Hub de Turismo no Rio

Delegação foi apresentada ao espaço SebraeLab
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Com objetivo de apresentar um “novo Rio de Janeiro”, ligado ao tema inovação e turismo 4.0, o Ministério do Turismo, o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e o Sebrae apresentaram, na quinta-feira (25/02), ao representante da Wakalua — primeiro hub global de turismo, que fomenta a inovação através de acordos público-privados em mais de 150 países —, Eduardo Lorea, a infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro, para a possibilidade de ser anfitriã do projeto do Hub de Turismo.

Um dos lugares visitados foi o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, onde o Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, apresentou o SebraeLab – espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. “O SebraeLab do CRAB é um lugar privilegiado para fomentar os pequenos negócios do Turismo, da economia criativa e do artesanato. É o destino incontornável para o turista nacional e estrangeiro, que querem conhecer a alma brasileira. O Rio, com certeza, será o locus da inovação para incrementar o desenvolvimento do Turismo em todo o Brasil.”, disse Sergio Malta.

Eduardo Lorea, da Wakalua, conheceu o SebraeLab, percorreu outras dependências do CRAB e visitou a exposição Gente Peixe, aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. “O espaço do CRAB é maravilhoso. Fico feliz de vir aqui no Centro do Rio e encontrar um espaço como este. Coloca em outro status o artesanato e a arte popular brasileira. Acho uma iniciativa maravilhosa para mostrar ao próprio Brasil o valor de sua cultura popular. Sobre o SebraeLab é outro instrumento maravilhoso para poder levar a inovação, a tecnologia, a produtividade e a competitividade para as pequenas empresas do Brasil. Acho que o Sebrae faz um ótimo trabalho de mediação entre os players mundiais sobre gestão de negócios, trazendo para o negócio de base. Maravilhoso ver isso tudo junto neste espaço do CRAB”, declarou Lorea.

A delegação que participou da visita técnica era formada pelo representante do Ministério do Turismo, Francisco Chaves; pelo coordenador de Projetos da Invest.Rio, Guilherme Carames; pela Presidente da Riotur, Daniela Maia, e seu Diretor de Marketing, Pedro Câmara; pela representante da Fecomércio, Adriana Homem de Carvalho, além de Paulo Renato, da área de Inovação do Sebrae Nacional; Margareth Carvalho, Coordenadora de Turismo do Sebrae Rio e a analista Marília Sant’Anna.

O Wakalua é impulsionado pela Globalia, grupo líder em turismo na Espanha e na América Latina, em colaboração com a Organização Mundial de Turismo (OMT).

Hub de Turismo

O Hub de Turismo é um local onde se encontram startups, investidores, corporações, governos, instituições não governamentais e de ensino ligados ao setor. A Wakalua possui uma metodologia reconhecida internacionalmente, em que seus programas auxiliam a identificar e escalar startups e ecossistemas de inovação, desenvolvendo o segmento globalmente.

O projeto aporta no Brasil para levar os programas de inovação tanto para iniciativas públicas, quanto privadas. Ele parte do pressuposto que existe a necessidade de partir para a democratização e fomento da tecnologia que hoje já é desenvolvida pelos players nacionais.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios do país.

Abriga ainda uma coleção permanente de mais de 700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

Hoje, o CRAB tem novo desafio: o de se conectar com o todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. Para isso, foi criado em outubro do ano passado um comitê nacional, com oito membros do Sebrae Nacional e dos Sebraes de outros estados, para apoiar o CRAB nessa nova etapa.

Localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, lugar de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro, o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.