Estão abertas as inscrições para Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC – 2ª Edição Digital 2020), que ocorre de 23 a 28 de novembro, por meio do site www.fincc.com.br. O evento, sob a coordenação do Sebrae Bahia, é uma iniciativa do grupo gestor do Projeto Economia Criativa Nordeste e integra um conjunto de ações organizadas pela entidade na região Nordeste, durante o Mês da Criatividade (novembro).
O evento é voltado para profissionais, empreendedores, estudantes ou interessados nos temas da Economia Criativa, sobretudo nos segmentos do Audiovisual, Games, Música, Artesanato, Moda e Turismo Criativo.
Com uma programação 100% online e gratuita, composta por painéis com especialistas, oficinas que atendam, na prática, as demandas do setor, além de cases que contribuam para a inspiração dos profissionais da Economia Criativa, a FINCC 2ª Edição Digital 2020 se propõe a ser uma vitrine digital, não apenas de negócios, mas também para fomentar a troca de experiências e uma melhor formação de profissionais e empreendedores da Cultura. O evento contará com um espaço virtual de exposição e venda (marketplace) de produtos da economia criativa de empresas nordestinas.
Participam desta edição os estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Ceará e, também o Sebrae Nacional, por meio da coordenação nacional do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa.
De acordo com Nancy Nascimento, gestora do Projeto na Bahia e uma das organizadoras do evento, o setor cultural e criativo está passando pelos desafios impostos no ano de 2020 e o evento busca alinhar os empreendedores e profissionais que atuam na área às atuais demandas do mercado.
“Organizamos a programação para trazer especialistas que possam passar informações sobre como o reposicionamento de mercado tem sido feito nos seus respectivos segmentos. Também traremos cases de empresários que conseguiram reposicionar seus negócios durante a pandemia, seja modificando seu modelo de negócio ou atuando de forma mais inovadora. Esperamos que esse diálogo possa trazer alguns insights para os empresários diante do atual cenário”, explica a gestora.
O evento
A FINCC faz parte da iniciativa dos Sebrae Nordeste, através da Associação de Diretores do Sebrae Nordeste (ABASE Nordeste) em parceria com o Sebrae Nacional no “Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa”, que promove ações de apoio às micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, startups e potenciais empreendedores dos segmentos de economia criativa, com o objetivo de fomentar a inovação de produtos e serviços, o crescimento do setor e elevar a qualidade de produtos e serviços inovadores nos nove estados da região Nordeste.
Um dos maiores desafios que o ano de 2020 tem imposto ao setor cultural e criativo é o seu reposicionamento no mercado; o uso da tecnologia e as possibilidades trazidas pelo digital; a projeção, engajamento e comercialização de serviços e produtos pela internet e uma nova postura profissional, a qual exige a transformação de artistas em empreendedores. Tudo isso perpassado por questões que envolvem Mercado, Inovação, Diversidade e Sustentabilidade – temáticas que nortearão programação de palestras desta segunda edição da FINCC
Apoiar o fortalecimento dos negócios da economia criativa do nordeste, promovendo um espaço para reflexão, diálogo, colaboração em redes e orientação focados no empreendedorismo e superação dos desafios do setor impostos pelo novo cenário econômico apresentado pela Covid-19 é uma responsabilidade que o Sebrae trás, não só para si, mas para os nove estados que compõem o grupo gestor do Projeto.
As informações completas sobre o evento, com programação, inscrições e outros detalhes podem ser encontrados no site www.fincc.com.br. Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link t.me/sebraebahia.