O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveram, com o apoio do Sebrae, a primeira edição do Construa Minas. A abertura oficial do evento foi realizada nesta quarta-feira (19/10), em Belo Horizonte, e reuniu autoridades e representantes de entidades do setor. A programação do Construa Minas termina nesta sexta-feira (21/10).
O presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, participou da cerimônia de abertura e chamou atenção para a dimensão e a importância do evento. “Este encontro é um movimento de união da cadeia produtiva, é um momento de superação de desafios, pois estão sendo discutidos aqui temas estratégicos para o setor, como inovação, produtividade, o mercado imobiliário e, em suma, o futuro das cidades”, afirma Michel.
Já o presidente da CBIC, José Carlos Martins, falou sobre o momento que a construção civil passa. “Apesar dos desafios da pandemia e das incertezas do mercado, o setor continua forte e pujante e o Construa Minas reflete bem essa realidade”, diz.
A analista do Sebrae Edlamar Silva, representou o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e destacou os pequenos negócios do setor na geração de emprego e renda. “O Sebrae apoia a construção civil, um setor de grande relevância para as pequenas empresas da cadeia produtiva e para a economia do país. É um importante gerador de empregos, que movimenta uma gama de segmentos da sociedade”, conta.
Seminário do BIM
O Construa Minas reúne grandes nomes do mercado imobiliário mineiro e nacional, de 17 a 21 de outubro, em Belo Horizonte. Na programação do evento, palestras e congressos sobre tendências da construção civil e do mercado imobiliário, cenário econômico, sustentabilidade e meio ambiente e inovação.
Nesta edição, também fez parte das atividades do Construa Minas, o Seminário do BIM (SeBIM). O evento foi realizado, na última segunda-feira (17/10), pelo Sebrae Minas, Sinduscon-MG e Câmara BIM-MG, com apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
O SeBIM reuniu mais de 100 especialistas lideranças, técnicos e outros profissionais que atuam no setor da construção civil para discutir sobre temas ligados às vantagens e desafios para implementação do BIM (Building Information Modeling).