São Luís, capital do Maranhão, foi palco da 11ª edição nacional do Caravana pra Elas, que aconteceu no último sábado (6), no Centro de Convenções e Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão, com atendimento a mais de 2.400 mulheres sem ocupação formal ou com geração de renda autônoma, bem como as beneficiárias do Auxílio Brasil nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Bacabeira.
Com execução do Sebrae e parceiros estaduais, o evento tem iniciativa do Governo Federal – por meio do Ministério da Economia e apoio dos Ministérios da Cidadania e da Mulher, Família e Direitos humanos, para levar às participantes informações sobre empreendedorismo, acesso a crédito e educação financeira, além de atendimento na área de saúde, dando subsídios para montarem seu próprio negócio, cuidarem de si e serem protagonistas de seus destinos.
No Brasil, o Caravana pra Elas já reuniu mais de 15 mil mulheres na ação, segundo informações coordenadora geral de Empreendedorismo Feminino do Ministério da Economia, Nathália Braga, que veio a São Luís prestigiar o evento. Em sua programação gratuita, a ação do Governo Federal ofertou às 2.400 participantes cursos, oficinas, palestras, orientações sobre crédito com a presença dos bancos oficiais e de capacitação em áreas como alimentação, construção civil, informática, beleza e bem estar, além de terem a oportunidade de receber cuidados e orientações de saúde, nas áreas de clínica geral, oftalmologia e odontologia. As mães que não tinham com quem deixar seus filhos em casa, contaram com o apoio da carreta da Biblioteca Sesc e do Espaço Kids, montado no Centro Pedagógico Paulo Freire, que proporcionaram atividades lúdicas para os pequenos.
“O curso ofereceu uma oportunidade interessante para que eu possa me aprimorar e, daqui a algum tempo, abrir um negócio próprio e, quem sabe, ser uma empreendedora nessa área de drinks”, sinalizou Maria Antônia dos Santos, dona de casa que participou da Oficina de Elaboração de Coquetéis, na Carreta Escola Senac.
“Acho importante a gente ter essa autonomia de fazer alguma coisa e colaborar com o nosso dinheiro em casa. Assisti palestras sobre empreendedorismo e fiz uns cursos na área de alimentação, como o de Preparação de Caldos, que pode abrir portas no futuro para eu planejar e iniciar um negócio próprio”, destacou a auxiliar de cozinha, Lidiane Pereira.
No espaço de exposição, com artigos manuais e de cuidados do corpo, algumas mulheres que já empreendem mostraram às demais que é possível ter seu próprio negócio. “Além de eu ter conhecido pessoas diferentes e de me capacitar, tive a oportunidade de fazer uma excelente venda que vai ajudar a pagar algumas contas do mês. Se eu tivesse ficado em casa, nada disso teria acontecido”, pontuou a costureira Maria da Costa Aguiar.
“Foi maravilhoso participar de mais esse evento organizado pelo Sebrae, que empoderou as mulheres e mostrou o quanto todas nós podemos ir além, buscando capacitação, informação e formalizando o seu negócio. Minha empresa é formalizada e eu super indico: não tem nada melhor do que a gente trabalhar com nossos documentos todos em dia”, apontou Samira Araújo Fernandes, proprietária da IlhaBellaSLZ que vende acessórios e maquiagem.
Parcerias e empreendedorismo feminino
À frente diretamente da coordenação geral do Caravana pra Elas no Maranhão, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae estadual, Rachel Miranda Jordão, ressaltou as parcerias na solenidade de abertura do evento.
“Nosso mais sincero agradecimento aos nossos parceiros estaduais. Sem esse apoio tão importante, não conseguiríamos realizar um evento dessa magnitude a favor do empreendedorismo feminino, fazendo a inclusão dessas mulheres que estão na faixa de vulnerabilidade social, onde a maioria não tem oportunidade, nem informação, porém sonham em empreender e viver melhor, com mais renda e qualidade de vida pra si e toda a família. Foram semanas de muito trabalho que convergiram para este dia ser significativo na vida de cada uma das participantes”, destacou a diretora, que coordenou pessoalmente toda a execução do evento.
As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no meio empresarial. No Maranhão, elas respondem por 34% dos donos de negócios e caminham a passos firmes rumo à emancipação social e financeira.
“O Caravana pra Elas é apenas um início, um estímulo e objetiva justamente mostrar a essa mulher que ela é capaz, ela pode não apenas sonhar como realizar o seu sonho. Pode colaborar em casa com o seu trabalho e proporcionar uma melhor qualidade de vida à sua família. O Maranhão tem vocação para o empreendedorismo feminino, foi um estado piloto na execução do projeto Delas Mulher de Negócios e na sua interiorização e mostra, hoje, nessa 11ª edição do Caravana pra Elas, a sua força de articulação ao colocar neste espaço mais de 2.400 mulheres para participar da ação”, ressaltou coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae,, Renata Malheiros.
Além da coordenadora geral de Empreendedorismo Feminino do Ministério da Economia, Nathália Braga; da diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Rachel Miranda Jordão e da coordenadora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Nacional, Renata Malheiros, a solenidade de abertura do Caravanas pra Elas contou com a presença do secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Cassiano Júnior; da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; da primeira dama e secretária de Assistência Social de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe; do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, acompanhado por diversos conselheiros e pelos diretores Albertino Leal ( superintendente) e Mauro Borralho de Andrade (área técnica) e de representantes das instituições parceiras.
Do Ministério da Economia também participaram a analista de Planejamento, Raquel Alves; além de Manoela Camino, coordenadora geral de Empregabilidade e Empreendedorismo do Ministério da Cidadania; Flávia Martins Dantas e Salete da Silva Aragão, respectivamente, coordenadora geral do Trabalho e Projeção Econômica da Mulher e coordenadora geral de Assuntos e Desafios Socioculturais do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O Caravana pra Elas recebeu o apoio local da Fiema, Sesi, Senai, Fecomércio, Sesc, Senac, Faema/Senar, UFMA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de São José de Ribamar, Prefeitura de Paço do Lumiar e Prefeitura de Bacabeira.