Nos protocolos de retomada segura das atividades de negócios, incluídos os serviços presenciais e delivery na alimentação, o Sebrae alerta que é fundamental levar em consideração as decisões da autoridade pública local que regulamentam a reabertura em cada Estado, região e município. Caso existam divergências entre os dispositivos municipais e estaduais, opte por seguir a orientação do governo estadual. Caso haja omissões ou imprecisões nas regras editadas para o território em que seu negócio atue, opte por seguir a regra mais rigorosa.
E, de olho nas expectativas pós quarentena e em meio às adequações de retomada, o empresário Rodrigo Carvelo – o Rodrigão – tratou de seguir rigorosamente cada direcionamento legal. Além de empresário, Rodrigo é vereador na cidade de Catalão, sudeste goiano. O Emporium Rodriguinho, nome em homenagem póstuma ao filho falecido precocemente em 27 de outubro de 2016, foi inaugurado em 20 de fevereiro de 2017, data de aniversário do pequeno, quando o nome foi escolhido em lugar do originalmente planejado. Com uma proposta de empório, mercearia, conveniência para atender aos moradores de um lugar considerado nobre na cidade, Rodrigo abriu o comércio – o primeiro e ainda único dentre os bairros em questão – após 4 anos de planejamento e construção do local. Rodrigão destaca que havia essa lacuna a ser preenchida quanto ao atendimento físico para venda de produtos de qualidade e do dia a dia, além do pão quentinho que até hoje sai pontualmente seis e meia da manhã.
Jantinha que deu certo
Em maio de 2019 começou o serviço de jantinha no Emporium – espetinho de churrasco acompanhado de arroz, feijão tropeiro, vinagrete e farofa especial. “E assim, com empenho e bom serviço, a jantinha ficou até maior que o próprio Emporium. Fazemos 36 tipos de espeto, desde cordeiro, jacaré, codorna, rã – servidos em tábuas personalizadas -, até o tradicional cupim. Um padrão de excelência, sem congelados e tudo feito na hora pela cozinheira”, detalhou Rodrigão.
Ao inaugurar o Emporium Rodriguinho durante a crise em 2017, Rodrigão comenta: “Abri no peito e na raça, sem uma boa consultoria como a do Sebrae. Não tinha capital de giro e me organizei assistindo o movimento cair, até ter essa visão de possibilidade e assim me resgatar”, contou reconhecendo os altos e baixos pelos quais passou até estabilizar-se.
Em 2020 chegou a pandemia. “Foram 20 dias fechados, até que o Decreto permitiu trabalhar com delivery que hoje é sucesso com entregas em todos os bairros próximos, totalizando cerca de 8, a fim de manter a qualidade e temperatura dos alimentos para chegarem ainda quentes”, definiu. “Há noites que temos mais entregas do que os atendimentos presenciais, mas é compreensível nesses tempos de distanciamento”, revelou.
Todos os dias as vendas têm um volume melhor. “São cerca de 300 por cento de crescimento que temos hoje e por isso ampliamos o cardápio de novidades que inclui um novo espaço interno reformulado para serviço self service”, comentou convidando a população, assim que as normas e protocolos de abertura permitirem esse tipo de evento inaugural.
“Sou fã do Sistema S, fui aluno do Senai e trago comigo muito aprendizado desse tempo. Há empreendedores e empresários cada qual com sua visão. Alguns olham a árvore, eu vejo a floresta atrás da árvore. Prefiro começar pequeno e crescer para não ter o oposto aplicado e ver o negócio reduzir ou fechar. Não tenho pressa, mas agora chegou o momento de colher os frutos que plantei há 3 anos, mesmo com toda ousadia e superação que tive naquele período”, comemorou.
SERVIÇO:
Emporium Rodriguinho
Av. Rodrigo Alves Carvelo Filho, 752 (antiga avenida 37), Alto da Boa Vista 2 – Catalão Goiás
Telefone e whatsapp 9 9328 7441
Instagram @emporiumrodriguinho
Informações para a imprensa:
No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Ideorama Comunicação em Catalão: Deise Pasquarelli – (64) 98116-7276