ASN Nacional
Compartilhe

Governo Federal apresenta nova versão do Comprasnet, modernizado em parceria com Sebrae

Novo sistema de compras públicas recebeu melhorias que permitem maior acesso dos pequenos negócios interessados em fornecer bens e serviços para o setor governamental
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Os gestores públicos que atuam em processos de compras de órgãos e entidades do governo federal participaram nesta quinta-feira (16) do Webinar sobre o Comprasnet 4.0 – Novo ecossistema de compras públicas do Ministério da Economia. A ampliação e modernização do sistema é realizado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) com apoio do Sebrae.

Na oportunidade, foi apresentada a nova versão da ferramenta, que tem recebido melhorias para atender tanto aos órgãos públicos federais, como os estados e municípios, que desde 2019 estão obrigados por lei a realizar pregão eletrônico, para as aquisições realizadas com recursos das transferências voluntárias da União. Por outro lado, a plataforma está sendo reformulada para se tornar mais amigável aos usuários que fornecem produtos e serviços para a administração pública em todo o país.

A analista do Sebrae Denise Donati, que acompanha o Projeto Compras Governamentais na instituição, explica que, com a modernização, o Comprasnet trará automaticamente benefícios aos pequenos negócios, previstos na Lei Complementar 123/06, que traz normas sobre o tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas. “O Sebrae está apoiando a modernização do sistema para que ele fique mais amigável, mais ágil, com linguagem atualizada ao mercado e, principalmente, para que atenda à legislação priorizando as micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, com exclusividade em compras de até R$ 80 mil, com o estabelecimento de cotas de até 25% para aquisições de itens de natureza divisível, quando a aquisição for acima desse valor, dentre outros benefícios previstos”, destacou. Segundo ela, a ideia é dar ao gestor público condições de incluir os pequenos negócios em processos de compras de forma automática, a partir das normativas em vigor, possibilitando que participem mais dos processos.

Dados do Ministério da Economia apontam que ainda é tímida a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, sendo de 30% em processos licitatórios e 10% em contratos firmados. Somente na esfera federal, por ano, o mercado de compras públicas movimenta em torno de R$ 50 bilhões. “Por isso aceitamos o convite do Ministério da Economia para participar dessa iniciativa de transformar o Comprasnet em uma ferramenta que também ajude os pequenos negócios a entrar em um mercado pouco explorado pelas Micro e Pequenas Empresas, mas muito atraente”, declarou a analista.

A participação em compras públicas envolve preparação e, por isso, o Sebrae disponibiliza uma série de conteúdos informativos, cursos, cartilhas e vídeos com orientações para os empreendedores interessados em atuar nesse mercado. Para conhecer os materiais produzidos pelo Sebrae, clique aqui.