Um total de 223 empresas inovadoras participaram da etapa de workshops do programa Capital Empreendedor, realizado em nove estados (AM, ES, PB, PR, RO, RS, SC, SP e TO), promovido pelo Sebrae para aproximar empreendedores de startups e investidores. Iniciada no último dia 20 de julho e encerrada nesta sexta (28), esta etapa contou com seis módulos online que totalizaram 18 horas de aprendizado, por estado, sobre investimentos, levantando desde os conceitos mais básicos e iniciais, questões jurídicas e contratuais, e até uma simulação de acompanhamento de negócios e do processo de aceleração. Após o pitch para a banca de investidores, 90 startups (10 em cada estado) foram selecionadas para a terceira fase do projeto, as Mentorias.
“Muitas vezes o empreendedor quer buscar um investimento para escalar o seu negócio, mas ainda não entende as responsabilidades que ele assume ao buscar esse tipo de capital, então o Sebrae vai prepará-lo para que ele consiga alçar esse voo”, explica a analista Maria Auxiliadora Umbelino, gestora Nacional do Projeto, da unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae. “Por isso, nesta segunda fase do Capital Empreendedor, nós trabalhamos a percepção e o conhecimento das empresas em relação aos investimentos e orientamos os empreendedores sobre o melhor caminho para que eles consigam realizar seus projetos inovadores”, completa.
Além das atividades conduzidas por facilitadores com materiais teóricos e exercícios, os Workshops contaram com painéis com vários convidados: investidores, escritórios jurídicos especializados em contratos de investimentos e empreendedores que receberam investimento. Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de fazer networking não só com possíveis investidores, mas também com outros empreendedores. “Este ano nós tivemos mais de 130 investidores convidados que participaram de painéis e das bancas. Além disso, ali eles têm a oportunidade de conversar entre si e enriquecer sua rede de contatos, conhecer fornecedores, parceiros e até sócios. Essa é a riqueza do projeto”, conta a analista.
Na próxima etapa, de Mentorias, os 90 selecionados pela banca e pelos facilitadoresreceberão orientação de mentores especialistas. Neste momento, eles receberão 8 horas de orientações coletivas e 37 horas de mentorias individuais, com especialistas em sete temas: negócios, comportamento empreendedor, internacionalização, Growth Produtos e Dados (GPD), governança, máquina de vendas e pitch deck.
As empresas finalistas, que seguirão para a última etapa em 2020, o circuito de investimentos (fase em que as empresas sentarão à mesa com investidores para apresentar seus negócios), contarão com atendimento continuado, por meio de mentorias.
Capital empreendedor
Em suas três edições do projeto Capital Empreendedor ofertou mais de 6 mil horas de capacitação e mentoria para as cerca de 500 startups, que foram acompanhadas desde a etapa inicial de workshops até a etapa final, no circuito de investimentos. Nas duas edições anteriores do programa, 30 empresas fizeram acordos de investimentos, totalizando R$ 21 milhões.
