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Empreendedores se reinventam para superar crise

Em painel do primeiro dia da Semana Global de Empreendedorismo, empresários contam suas experiências de como tiveram que agir para seus negócios continuarem no mercado
Por Redação
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A pandemia do coronavírus obrigou os empreendedores a se reinventarem de forma rápida para conseguirem se adequar ao novo mundo e manterem suas empresas e os empregos que geram. As experiências de Nathália Lousa, co-fundadora da Holistix; de Carlos Alberto Silva, CEO da We Use; e de Maria da Costa, sócia da Free Soul Food, puderam ser conferidas durante painel realizado, no início da tarde de segunda-feira (16), no primeiro dia da Semana Global de Empreendedorismo.

A inovação foi fator semelhante entre esses três empreendedores, que tiveram que interromper seus trabalhos com os clientes, mas que usaram esse tempo para rever o negócio e agregar novos valores. “A gente teve que pausar a nossa operação para nos adequarmos aos procedimentos de segurança e à nova realidade”, afirmou Carlos Alberto Silva, um dos sócios da We Use, uma plataforma de assinatura de aluguel de roupas.

Carlos Alberto contou que a empresa ficou fechada para os clientes durante dois meses, a partir do fim de março, mas que não parou e usou esse tempo para se reestruturar. “Quando a gente voltou em junho, estávamos melhores do que quando paramos em março”. Durante esse período, eles implementaram regras de higienização dos produtos, traçaram novas metas, mudaram o plano de comunicação, negociaram aluguel, diminuíram pró-labore, cortaram custos desnecessários e não precisaram demitir ninguém da empresa.

“O Sebrae sempre fala que as micro e pequenas empresas têm a estrutura que consegue mudar de forma mais ágil. O que aconteceu com a gente foi isso”, comentou Maria da Costa da Free Soul Food, negócio de alimentação natural, criada em 2016, que surgiu com entregas de marmitas para consumo imediato. Maria conta que o Sebrae tem sido um importante parceiro da empresa desde que ela foi criada. De acordo com ela, a empresa parou de fazer entregas das refeições durante quatro meses. “A gente teve que se reinventar e pensar de forma rápida para estar presente no imaginário dos nossos clientes”, enfatizou.

As soluções encontradas passaram por realização de lives nas redes sociais, cursos de receitas promovidos pela web, criação de cesta exclusiva com ingredientes para os clientes poderem fazer as refeições do dia a dia em casa, entre outras. “A gente precisou se readaptar velozmente. Esse foi o nosso grande aprendizado da pandemia”, destacou Maria da Costa.

Já Nathália Lousa, da Holistix – plataforma voltada para a comercialização de produtos de bem-estar e de cuidados com a saúde – contou que teve grandes dificuldades em conseguir adquirir seus produtos de fornecedores, muito deles do exterior. “Sentimos na pele os efeitos da pandemia. A gente chegou ao ponto de pedir produtos para cinco fornecedores diferentes”, afirmou ao contar que o fechamento das fronteiras impossibilitava a entrega das encomendas, mas que apesar disso, ela acredita que muitas empresas poderão ganhar com essas mudanças de cenário. “Vai ter uma renovação de ideias e de eficiência”, concluiu.

Semana do Empreendedorismo

O Sebrae, juntamente com um conjunto de instituições parceiras, promove entre os dias 16 e 22 de novembro a 13ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE). A Semana Global tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 20.000 atividades – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. Acompanhe o que está previsto e clique aqui.