No último dia da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), em que o tema deste ano foi “Resiliência Financeira: como enfrentar a crise?”, o Sebrae reuniu um time de especialistas da área econômica para analisar o cenário atual do país, discutir os impactos da pandemia sobre os pequenos negócios e identificar possíveis soluções para enfrentar os desafios do ano que vem.
Durante o painel “O mercado de crédito e os impactos da pandemia sobre os pequenos negócios e as tendências futuras”, a professora e coordenadora do curso de Economia do Insper, Juliana Inhasz, fez uma breve análise da economia brasileira, com base em índices de crescimento, inflação e dívida pública. Segundo ela, 2020 é um ano para não ser esquecido. “Para mim, 2020 tem que ser um ano que faça com que traga lições e um olhar para tudo o que nós não gostaríamos que tivesse acontecido, não só do ponto de vista da condução da política fiscal, mas do cenário fiscal. Temos uma população que está mais desempregada em uma sociedade que precisa de estímulos para voltar a crescer, mas há sinais de que existem caminhos, por mais difíceis que sejam”, analisou.
Para o analista do Sebrae, Giovanni Beviláqua, um dos grandes aprendizados da pandemia será a importância de uma boa gestão financeira. “Acompanhamos problemas que a nossa sociedade não admite mais. Já sabemos quais são e os efeitos que eles provocam. Agora, é necessário buscar soluções. Vimos empresas que com a gestão mais qualificada, com educação financeira ou administrativa, não só conseguiram passar pelo período mais grave da pandemia, como também ter lucros até maiores do que antes. Então, é importante que os empresários entendam que quanto mais educados financeiramente eles forem, mais eles podem ser tornar resilientes em relação aos problemas que possam ocorrer na economia.
Durante o painel, Beviláqua destacou o problema histórico de acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas. “Os pequenos negócios sempre foram considerados de maior risco pelas instituições financeiras e os problemas de acesso a crédito durante a pandemia ficaram ainda mais evidentes”, comentou. Segundo ele, as pesquisas realizadas pelo Sebrae, em parceria com a FGV, apontaram recentemente que cerca de 50% dos pequenos negócios buscaram obter crédito desde o início da crise, entretanto, 31% conseguiram. “É um percentual muito pequeno. Na verdade, quando se analisa o total de pequenos negócios do país, esse percentual que conseguiu é de 16%, lembrando que estamos falando de um universo de quase 18 milhões de empresas”, alertou.
Para o gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Márcio Montella, o momento de crise também foi de muito aprendizado e deixará legados importantes. “Temos que levar em consideração a análise do cenário econômico em meio à uma crise nunca vivenciada pela nossa geração. É preciso ter um olhar mais otimista de que haverá um crescimento, mesmo que não suficiente para uma recuperação total. No meu entendimento, há algumas coisas que já foram corrigidas este ano e medidas que já foram tomadas e que vão continuar”, analisou.
Montella destacou a reestruturação que o Sebrae realizou no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), logo no início da pandemia, para garantir as operações de crédito para os empresários e a produção de uma coletânea, ao longo dos últimos meses, com informações detalhadas de 190 linhas de crédito para pequenos negócios. “Trabalhamos intensamente no Sebrae. Seja monitorando o mercado, orientando os empresários por meio do Programa de Crédito Assistido e ainda adaptando nossos produtos e serviços para o ambiente online”. contou.
Segundo ele, houve um movimento de adaptação também das instituições financeiras, bem como do esforço do governo para lançar programas emergenciais. “Vimos linha de crédito para capital de giro oferecendo carência, aumentando prazos para pagamento. Por outro lado, também vimos a atuação das Sociedades de Créditos Diretos com capacidade de oferecer taxas de juros menores”, destacou.
Todos os painéis virtuais apresentados pelo Sebrae durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira estão disponíveis no canal do Youtube. Para assistir, clique aqui.