Todo ano é importante para se valorizar a Mulher. Mas este é ainda mais especial. A situação feminina no contexto da pandemia que o mundo enfrenta piorou, pois vem exigindo muito mais esforços de mães, esposas, filhas, tias, avós, enfermeiras, médicas, trabalhadoras e empreendedoras. Principalmente no que se refere aos cuidados com seus familiares. E os impactos da pandemia são mais intensos nas famílias vulneráveis e sentidos de forma diferente e ainda desigual entre homens e mulheres. A dupla jornada de trabalho feminino se ampliou.
Portanto, a causa das mulheres não está inteiramente ganha. Continuamos ainda longe do ideal de paridade entre mulheres e homens, no corpo social e no trabalho. Aprendi muito com minha mãe, com a minha esposa, e sigo aprendendo com as nossas colaboradoras e colegas de trabalho. E sinto que ainda tenho muito o que aprender. As mulheres são fortes, capazes, inteligentes, sensíveis, empreendedoras e nos inspiram todos os dias, principalmente nos dias de hoje.
O mundo será muito melhor se as ouvirmos e as respeitarmos mais.
*José Roberto Tadros é presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – e do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE.
Sebrae Delas
Voltado especialmente para a empreendedoras, o Sebrae Delas incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de competências. É um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Entre 2019 e 2020, mais de 10 mil donas de pequenos negócios já foram atendidas. O programa oferece cursos, workshops e consultorias para mulheres de todo o País. O Sebrae Delas também incentiva o contato entre as empreendedoras para que elas construam uma rede de apoio e compartilhamento de problemas e soluções na gestão empresarial.
