Um dos painéis mais concorridos da Green Zone da COP30 nesta segunda-feira (17) debateu o “Crescimento sustentável para pequenos negócios”, destacando desafios e oportunidades da transição climática para as 22 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras, responsáveis por quase 27% do PIB nacional. A conversa foi conduzida por Ana Acioly, do gabinete da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae, que abriu o encontro instigando o público: “Como os pequenos podem ser protagonistas da sustentabilidade e da inovação?”.
A dimensão de gênero na transição climática foi abordada por Marina Barros, diretora do Instituto Alziras. Ela ressaltou que, embora haja um grande número de mulheres à frente de negócios inovadores, elas continuam enfrentando barreiras estruturais. “Elas são mais impactadas pela crise climática e ainda menos representadas nos espaços de decisão. A transição precisa ser justa para as mulheres empreendedoras”, afirmou.

Na sequência, o presidente da ABNT, Mário William Esper, detalhou o avanço das normas técnicas aplicáveis a pequenos negócios e destacou o Selo ESG Sebrae, lançado em julho, estruturado a partir de 42 critérios de avaliação, incluindo diretrizes específicas para relatórios de sustentabilidade. “A certificação amplia a competitividade dos pequenos negócios e abre portas para mercados mais exigentes”, apontou.
A governança como base da agenda ESG foi enfatizada por Velma Gregório, CEO da Ogui Consultoria. Para ela, o conceito de sustentabilidade empresarial não se restringe a grandes corporações. “ESG é para pequenos. O que muda é o olhar sobre o próprio negócio”, destacou. Velma reforçou ainda a importância da tecnologia como ferramenta de gestão, citando soluções do Sebrae que apoiam a mensuração de pegada de carbono e organização ambiental, elementos que, segundo ela, podem facilitar o acesso a financiamentos verdes.

Um dos destaques do painel foi a apresentação da plataforma ESG, conduzida por Jaqueline Souza, diretora da Biud Tech. O portal utiliza dados e inteligência artificial para orientar pequenos negócios na jornada ESG e validar os níveis de certificação Bronze, Prata, Ouro e Diamante. “A plataforma oferece diagnóstico, orientações e integração com normas da ABNT, facilitando o avanço sustentável”, explicou.
Ao final do debate, a embaixadora do Programa Sebrae Delas, Luiza Brunet, foi convidada a compor o painel e reforçou a relevância do empreendedorismo feminino na agenda climática. “O Sebrae impulsiona mulheres de todos os biomas a transformarem suas ideias em negócios sustentáveis e rentáveis”, afirmou. Ela lembrou da situação de vulnerabilidade enfrentada pelas mães solo e da importância de redes de apoio e políticas públicas permanentes.

Também nesta segunda-feira (17), o estande do Sebrae promoveu o Painel 31 (foto) “Os Pequenos Negócios nas NDCs”, que reuniu representantes do ITC, BID e da PayGas Holding para discutir a contribuição das micro e pequenas empresas às metas climáticas do Brasil, destacando atuação na descarbonização e nos setores estratégicos da economia nacional. Para o dia, estão previstos painéis sobre Moda da Amazônia e Small Business, Big Policy Impact.
O Sebrae na COP30
Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.
De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

