ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Estande do Sebrae vira aula aberta sobre regeneração e bioeconomia

Ferramentas, demonstrações e casos reais de pequenos produtores atraem público à AgriZone em busca de soluções sustentáveis. Espaço fica aberto até 21 de novembro
Por Aline Brelaz, de Belém
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Estudante de Licenciatura em Educação no Campo, na Universidade Federal do Maranhão, campus da cidade de Bacabal, Raiane Oliveira, 18 anos, é só elogios para o estande do Sebrae na AgriZone da COP30, em Belém. Além da diversidade de produtos da bioeconomia, ela se surpreendeu com o Viveiro Florestal da Ardosa, montado no espaço, que simula uma floresta, de sementes, pequenas mudas de espécies nativas, até se tornarem árvores.

A estudante maranhense, cuja família é da agricultura familiar, veio a Belém participar da Cúpula dos Povos durante a COP30 e aproveitou esta sexta-feira para visitar a AgriZone.

“Tudo aqui é interessante, desde o viveiro aos produtos da bioeconomia, oriundos de material da floresta”, afirmou Raiane Oliveira.

O estande do Sebrae na AgriZone tem atraído estudantes, pesquisadores, famílias e profissionais do setor ambiental, todos curiosos para entender como a biodiversidade e o empreendedorismo sustentável caminham juntos. A ASN reuniu as impressões de alguns desses visitantes:

A floresta deixa de ser ideia distante e vira experiência

Elen Blanco, que é gestora ambiental em São Paulo, destacou todo o processo da vivência florestal no estande e os produtos da bioeconomia expostos ao público, oriundos de vários biomas brasileiros.

“Achei sensacional. A floresta, para muitas pessoas, é algo distante, quase abstrato. Aqui você pisa num chão de folhas, sente o cheiro, o ambiente. É uma imersão real, como estar no ecossistema. Até o solo é igual ao de uma floresta.”

Restauração florestal também é agro e precisa ser vista assim

Yuri Oliveira trabalha no Conselho de Manejo Florestal da FSC Brasil, em São Paulo, e há sete anos atua com foco na Amazônia.

“Trabalho há anos com foco na Amazônia e adorei ver esse espaço do Sebrae. Para além de achar tudo muito bem feito, é fundamental mostrar ao mundo que a restauração florestal também faz parte do agro no Brasil. Isso precisa ser reconhecido.”

Yoshio Costa levou os dois filhos, Yuki (2) e Kenzo (4) para conhecer o espaço

Quanto mais viabilizar a floresta, mais conseguimos preservar

O empresário que atua com exportação de peixes e sementes da Amazônia, Yoshio Costa, trouxe os dois filhos, Yuki (2) e Kenzo (4), para visitar a AgriZone e fez questão de conhecer os produtos da bioeconomia expostos no estande do Sebrae e o viveiro florestal.

“Mostrei para eles todo o processo: a semente, a germinação, a muda, a árvore. Quanto mais a gente viabilizar a floresta, mais conseguimos preservar.”

Quero que ela cresça entendendo o valor da regeneração

Com a filha Heloísa (4), o militar da Marinha Wallace Souza passou parte da manhã explorando o viveiro florestal no estande do Sebrae. A menina gostou muito das sementes vermelhas de tento, com as quais ficou brincando.

“Acho muito importante mostrar desde cedo o processo de cultivo e regeneração. Isso ajuda a criar consciência de preservação. É isso que quero para ela.”

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

  • Sebrae COP30