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Loja da bioeconomia do Sebrae vende R$ 100 mil em dois dias da COP

Conheça os cinco produtos que mais faturaram na Brasil Biomarket. Localizada na Green Zone, loja gera renda e projeção para 250 pequenos negócios
Por Redação
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A Brasil BioMarket, loja colaborativa criada pelo Sebrae na COP30, em Belém (PA), chamou a atenção do público já na abertura do evento. O espaço, que reúne 900 produtos de 250 pequenos negócios dos seis biomas brasileiros, registrou somente nos dois primeiros dias de funcionamento cerca de R$ 100 mil em vendas nas duas unidades. Mas, afinal, o que mais encantou o público?

Confira os cinco principais produtos que conquistaram visitantes da maior conferência ambiental do planeta:

Foto: Wesley Santos

TOP 1
Camiseta étnica, da Mang (PARÁ)

A Mang é uma grife de moda autoral marajoara, que nasce da conexão com o território, a natureza e o grafismo ancestral do Marajó. Suas criações combinam design contemporâneo com referências culturais e ambientais da região, resultando em peças únicas, autênticas e carregadas de significado. A marca traduz a força do Marajó em roupas que expressam pertencimento, arte e ancestralidade.

Foto: Wesley Santos

TOP 2
Camisa colar marajoara, da Canybó (PARÁ)

O empreendimento é de Soure, município na Ilha de Marajó, e desembarcou na COP30 já com o posto de segunda peça mais vendida na loja colaborativa. A camiseta de algodão foi pensada para ser uma peça única, pois a iconografia marajoara bordada à mão em ponto cruz remete a um colar típico da região.

Foto: Wesley Santos

TOP 3
Sapato de látex, da Doutor da Borracha (ACRE)

O látex da seringueira, símbolo da floresta Amazônica, ganha nova forma nas mãos do seringueiro José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha”. Combinando o saber herdado do pai com a técnica Folha Semi-Artefato (FSA), criada pela Universidade de Brasília (UnB), ele transforma a matéria-prima em botas, sapatilhas e sandálias coloridas, peças que unem beleza, tradição, inovação e sustentabilidade.

Foto: Wesley Santos

TOP 4
Colar olho de boi, da Uberti (RIO GRANDE DO SUL)

A Uberti é uma grife autoral e sustentável que valoriza a cultura do bioma Pampa. Utiliza matéria-prima local para ressignificar saberes tradicionais, unindo moda, cultura e arte em peças que agregam identidade e valor ao território brasileiro.

Foto: Wesley Santos

TOP 5
Colares de fios naturais, da Raízes Por Elas (PERNAMBUCO)

Empresa pernambucana, especializada na produção artesanal de acessórios e velas. As artesãs utilizam matérias-primas sustentáveis e de origem vegetal, prezando pela qualidade, sofisticação e responsabilidade ambiental.

Negócios sustentáveis e com propósito conquistam o público na COP30

Acessórios, alimentos, artesanato e bebidas lideram as vendas até o momento. A curadoria da Biomarket destaca negócios que integram sustentabilidade com impacto social, ampliando renda e visibilidade para empreendedores de 22 estados.

Essa experiência de consumo que explora a história dos produtos, a relação entre eles e como geram impacto positivo na causa climática. É uma amostra do potencial que a economia verde já promove e que devemos apoiar cada vez mais.

Bruno Quick, diretor técnico nacional do Sebrae

A loja Brasil BioMarket funciona em dois locais da COP30, tanto na Green Zone (zona verde), local oficial da realização da Conferência aberta ao público em geral, quanto na En-Zone, espaço do Sebrae instalado na Tv. Rui Barbosa, 200 (Reduto, Belém), voltado ao empreendedorismo. Os dois espaços funcionam todos os dias da conferência, das 8h às 22h (Green Zone) e das 16h às 22h (En-Zone).

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

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