ASN Nacional
Compartilhe

Cultura negra e empreendedorismo se encontram no Afropunk Brasil 2025

Sebrae participa da 5ª edição do festival em Salvador e leva grupo de empreendedores negros para expor seus produtos
Por Brunna Pires
ASN Nacional
Compartilhe

O Afropunk nunca foi apenas um festival, mas também um território vivo de identidade, criação e afeto. Em 2025, quando completa 20 anos como o maior movimento global de celebração da cultura negra, o evento retorna a Salvador nos dias 8 e 9 de novembro para reafirmar histórias, provocar diálogos e impulsionar futuros.

É justamente nesse espaço de potência que o Sebrae marca presença e leva 10 empreendedores negros para expor seus negócios na feira do evento. O grupo é formado por empreendedores atendidos pelo Sebrae Bahia que fazem parte da Feira das Pretas. Além disso, a instituição vai contar com um espaço para receber os empreendedores com quiz interativo e brindes exclusivos.

Participar do festival é reconhecer que o empreendedorismo negro é pulsante, diverso e estratégico para o desenvolvimento do país. É sobre presença e escuta, sobre construir pontes e ampliar oportunidades reais.

Fau Ferreira, gestora nacional de Afroempreendedorismo do Sebrae

Segundo estudo realizado pelo Sebrae a partir dos dados da PNAD Contínua Anual, os negros empreendedores já somam mais de 16 milhões de donos de negócios no país. Ainda segundo a pesquisa, em 2024, o setor alcançou um recorde de renda domiciliar per capita.

Apesar do crescimento, a renda média total dos donos de negócios negros ainda é 35,7% menor que entre empresários brancos. Nesse contexto, ações como a presença do Sebrae no Afropunk se tornam estratégicas para reduzir e enfrentar essas barreiras.

“Ao estar presente no evento, o Sebrae reafirma seu compromisso com o Programa Plural, que busca ampliar o atendimento e o apoio a empreendedores de públicos historicamente sub-representados.” Para Fau, a inciativa é também um reconhecimento do empreendedorismo negro como potência econômica, cultural e social.

“O Sebrae chega no Afropunk para fortalecer trajetórias, apoiar sonhos e garantir que esses negócios tenham condições de crescer, se conectar e ocupar espaços que sempre foram seus por direito”, conclui.

Fotos: Divulgação

Programação

A programação do Afropunk Brasil 2025 vai reunir mais de 30 atrações em cerca de 26 horas de celebração da cultura negra, tendo a diversidade musical como fio condutor. Nomes nacionais e internacionais se misturam no palco do evento que conta com atrações como Jorja Smith, Liniker e Péricles.

Fora dos palcos, o evento abraça arte, moda, performance e um ambiente de encontro para a comunidade celebrar e se conectar. Haverá feira de expositores onde o público poderá conhecer e adquirir produtos de empreendedores negros, observar experimentações de moda, arte urbana, intervenções visuais e espaços de bem-viver.

Afropunk Brasil 2025

Datas: 8 e 9 de novembro
Local: Parque de Exposições de Salvador – Bahia
Mais informações no site do evento

  • Afropunk
  • Cultura
  • empreendedorismo negro