ASN Nacional
Compartilhe

CRAB e Google se unem para levar o artesanato brasileiro ao mundo

Parceria inédita transforma o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro em polo digital e amplia o acesso global à cultura artesanal do país
Por Brunna Pires
ASN Nacional
Compartilhe

O artesanato brasileiro acaba de conquistar um espaço privilegiado no cenário digital global. O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) lançou, em parceria com o Google Arts & Culture, uma plataforma virtual que reúne obras, histórias e experiências imersivas sobre o fazer artesanal no Brasil. A iniciativa nasce do propósito de ampliar o acesso ao conhecimento sobre o setor e valorizar os artesãos que mantêm viva a cultura brasileira.

Segundo Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, a presença do CRAB no Google Arts & Culture representa um passo importante na consolidação do CRAB como Polo de Referência e Disseminação do Artesanato Brasileiro, um processo de transformação para além do espaço físico.

“O Polo tem como missão gerar inteligência estratégica, mapear tendências e fortalecer políticas públicas para o setor, promovendo a integração entre os diversos agentes da cadeia produtiva e a valorização do artesanato brasileiro no Brasil e no exterior. Estar no Google Arts & Culture potencializa esse papel ao ampliar o acesso às nossas produções e conectar pessoas de qualquer lugar do mundo à diversidade e à riqueza do artesanato nacional”, explica Malta.

Foto: Divulgação

Reconhecimento e alcance global

Estar no Google Arts & Culture representa um marco para o CRAB, reconhecido agora como uma instituição de relevância nacional na salvaguarda e difusão do artesanato brasileiro. A plataforma amplia o alcance do centro e permite que interessados de qualquer parte do Brasil e do exterior conheçam obras, técnicas e trajetórias de mestres artesãos que expressam a identidade cultural do país.

Lançada em setembro de 2025, a página do CRAB na plataforma reúne mais de 170 obras do acervo, além da exposição virtual “Acervo de Portas Abertas”, uma imersão nas diferentes técnicas, territórios e expressões do artesanato. O CRAB é a primeira instituição com acervo dedicado ao artesanato brasileiro a integrar o Google Arts & Culture.

“Nos próximos meses, o público poderá conferir também as exposições “Mata Viva” e “Sinta o Sul”, com tours virtuais guiados, além de uma visita interativa ao conjunto arquitetônico do CRAB. A visita contará a história do edifício e sua importância para o desenvolvimento cultural e econômico do Rio de Janeiro”, destaca o diretor.

Foto: Divulgação

Valorização do artesanato

Mais do que uma vitrine, a plataforma é um instrumento de fortalecimento dos pequenos negócios do setor artesanal. Ao combinar tradição e inovação, a experiência digital posiciona o artesanato no tempo presente e amplia suas oportunidades de mercado.

“A difusão de histórias, territórios criativos e técnicas produtivas inspira novos mercados, fomenta o turismo cultural e fortalece o posicionamento dos artesãos como empreendedores criativos”, pontua Sergio.

Com maior visibilidade e conexão com o público, a iniciativa consolida o artesanato como um setor essencial da economia criativa brasileira. Ato que reafirma o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento e a valorização dos empreendedores que moldam, com suas mãos e saberes, a identidade do Brasil.

Acesse a página do CRAB no Google Arts & Culture e conheça o acervo completo, exposições virtuais e tours imersivos que revelam a riqueza do artesanato brasileiro.

  • Artesanato
  • Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
  • CRAB