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MEI troca o home office pelo atendimento no cliente, aponta Sebrae

Pesquisa revela que, em quase uma década, proporção de MEI trabalhando em casa caiu de 53% para 36%, enquanto o trabalho na casa ou empresa do cliente cresceu
Por Márcia Lopes
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Nos últimos 12 anos, os microempreendedores individuais (MEI) passaram por mudanças no seu local de trabalho. Em 2012, 43% deles trabalhavam na sua própria residência, chegando a 53% em 2015. Em 2024, esse indicador caiu para 36%, de acordo com a segunda edição do Atlas dos Pequenos Negócios, que o Sebrae lançou no último dia 24.

Por outro lado, a opção “casa ou empresa do cliente” registrou alta, saindo de 12%, em 2015, para 18% em 2025. Operar em estabelecimento comercial manteve-se praticamente estável ao longo dos anos, com 27% dos profissionais em 2024.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a comparação histórica aponta que houve uma redução na participação dos MEI que trabalham em casa e uma manutenção na proporção daqueles que trabalham em um estabelecimento comercial, além de um aumento na proporção daqueles que trabalham na casa ou empresa do cliente.

O MEI pode ser considerada a maior política de inclusão produtiva já implementada no país. O resultado é a vitória da inclusão, da geração de renda e do protagonismo desses milhões de homens e mulheres que não desistem nunca de seus sonhos.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Perfil das MPE

No recorte das microempresas e empresas de pequeno porte (MPE), o estudo mostra que 76% delas operam em um estabelecimento comercial – tipo de localização mais comum dentro desse grupo – e 14% atuam em sua própria residência. Na comparação com os MEI, as MPE contam com uma maior variedade de locais onde podem funcionar.

O levantamento do Sebrae sinaliza ainda que, no período de 2017 a 2024, houve um recuo no volume de MPE que funcionam em casa – de 21% para 14% – e um aumento na proporção de empresas que funcionam em um estabelecimento comercial – de 75% para 76%.

Sobre o estudo

O Atlas dos Pequenos Negócios é o mais completo estudo econômico sobre as atividades de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O Sebrae lançou a primeira edição em 2022, por ocasião das comemorações dos 50 anos da instituição. O estudo oferece dados qualificados que retratam o universo dos pequenos negócios, com o objetivo de contribuir para a elaboração de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento socioeconômico por meio das micro e pequenas empresas.

DataSebrae

O Atlas dos Pequenos Negócios está disponível no DataSebrae. Online e de acesso gratuito, a plataforma foi criada para apoiar e auxiliar empreendedores, empresas e todos os interessados na temática do empreendedorismo. O DataSebrae completou 10 anos em 2025, com mais de 1 milhão de visualizações por ano e mais de 600 documentos publicados sobre temas como empresas, microempreendedor individual (MEI), mercado de trabalho, comércio exterior, crédito e financiamento. Com versões estaduais, o portal também dá visibilidade à produção local, ampliando o impacto das ações em todo país.

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