Mais de 4,2 mil jovens de diversas partes do país já fazem parte do Escalada, ação do Sebrae lançada em junho deste ano. A iniciativa é um modelo de gamificação onde estudantes têm acesso a trilhas de consumo rápido sobre o universo da educação empreendedora. Inovação, liderança e soluções de problemas da própria comunidade são algumas das habilidades desenvolvidas no projeto.
A ideia é estimular o aprendizado contínuo, acessível e motivador, conectando teoria e prática por meio de trilhas progressivas de conhecimento. O ambiente virtual promove a autonomia e o protagonismo juvenil ao unir ações presenciais, campanhas digitais, desafios práticos e acompanhamento de comunidades em uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente.
O Escalada é uma comunidade digital do Sebrae com trilhas gamificadas de educação empreendedora, onde os estudantes e professores aprendem com vídeos, quizzes e desafios práticos, tudo com pontuação, ranking e certificação.
Paulo Ventura, analista de Educação Empreendedora do Sebrae
E não para por aí. A plataforma, todos os meses, realiza a Semana Flash, que motiva os alunos participantes ao mesmo tempo em que os desafia. “É simples: o estudante aprende, interage e pontua. Concluir um módulo, responder um quiz, baixar material, participar de live… tudo soma pontos. O ranking atualiza diariamente e pode rolar missão extra com aviso prévio. No fim da janela, quem tiver a maior pontuação vence”, comenta. “É uma jornada contínua”, completa o analista.
“A Semana Flash reconhece desempenho, aumenta o engajamento coletivo e acelera o desenvolvimento de competências empreendedoras: disciplina, resolução de problemas, comunicação, colaboração. Quando um estudante se destaca, ele abre portas: participa de experiências, mentorias e visitas técnicas”, ressalta Paulo Ventura.
Gabriel Fantoni, de 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ), foi o vencedor da Semana Flash de agosto. Ele destaca que a participação no projeto tem sido uma experiência importante para o seu crescimento pessoal, e, no futuro, profissional. “Isso me ajuda a ter mais foco e disciplina no dia a dia. Acho que vai abrir portas no futuro e me dar mais confiança. Vale muito a pena”, afirma. É tipo um jogo mesmo, fica bem mais leve de aprender e acaba sendo divertido”, conclui o estudante.
Maratona Maker
Para o encerramento da jornada de aprendizagem do projeto, também foi criada a Maratona Maker, com desafio prático e premiação para os participantes mais engajados. Eles serão convidados para participar de um evento presencial no espaço do Espaço Lab, em Brasília (DF), no fim do ano. Serão selecionados 12 estudantes com melhor desempenho para formar equipes com apoio de quatro professores mentores.