ASN Nacional
Compartilhe

Startup Summit 2025 deve receber mais de 10 mil pessoas até sexta-feira (29), em Florianópolis

Iniciativa do Sebrae Startups e ACATE é referência nos ecossistemas de inovação e startups no país e tem a presença de 20 delegações internacionais
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Começou hoje, em Florianópolis, um dos maiores encontros dos ecossistemas de inovação e startups do Brasil: o Startup Summit 2025. A abertura do evento, que segue até a próxima sexta-feira (29), no CentroSul, reuniu autoridades, lideranças e representantes das entidades organizadoras, Sebrae Startups e Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

A secretária executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais da Prefeitura de Florianópolis, Zena Becker, abriu o evento dando as boas-vindas em nome da capital catarinense. “Florianópolis está bem preparada e organizada para acolher a todos durante os três dias de evento. Nossa cidade é destaque no Brasil e no mundo, sendo reconhecida nacionalmente como a Capital das Startups, a cidade da inovação e do desenvolvimento econômico. Esperamos que vocês possam aproveitar o momento para fazer negócios, trazer ideias para quem sabe fechar negócios e montar novas startups em nossa cidade. Não tenho dúvidas de que Florianópolis é o lugar ideal para este evento”, destacou.

O presidente da ACATE, Diego Brites Ramos, também enalteceu a vocação da capital como um dos principais polos de inovação do país. “O que Santa Catarina faz diferente é, com certeza, a colaboração e a confiança. Estamos juntos ao Sebrae desde o primeiro Startup Summit e, hoje, conquistamos relevância internacional com a participação de delegações de outros países. Com confiança e colaboração estamos ajudando a criar um pólo em Santarém no Pará; criamos o MIDTEC, a nossa premiada incubadora com quase três décadas de existência; construímos políticas públicas para auxiliar o empreendedor; criamos o Floripa Mais Tech e outras tantas iniciativas. Esse é o modelo que dá certo, com confiança e colaboração. Viva o empreendedorismo”, ressaltou.

Margarete Coelho destacou a força do empreendedorismo feminino | Foto: Hermínio Nunes

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, comentou que o Startup Summit é um espaço que simboliza o futuro do Brasil e enalteceu a força do empreendedorismo feminino. “Aqui, temos o poder de transformar boas ideias em negócios inovadores, escaláveis e sustentáveis. Somos parceiros de cada empreendedora e empreendedor que acredita que a inovação pode mudar a realidade de cada comunidade. Programas como o Sebrae Startups ajudam a consolidar os ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Aumentamos a participação feminina à frente de negócios inovadores”, comemorou.

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a diretora anunciou que o Sebrae vai iniciar o terceiro ciclo do Empreendedoras Tech, programa criado em 2023.

Apenas 15% das startups brasileiras são lideradas por mulheres, e queremos transformar essa realidade. Queremos que as mulheres estejam no centro das decisões e tenham as mesmas oportunidades. O empreendedorismo é a grande mola propulsora do nosso país.

Margaret Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, o momento é uma grande celebração sobre a força do ecossistema que cresce a cada ano no estado. Ele aproveitou a ocasião para parabenizar a toda a equipe que está à frente do evento. “Quero cumprimentar nosso gerente de Inovação, Alexandre Souza, e o gerente da unidade de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral, e em nome deles agradecer a todos que trabalham para a realização do Startup Summit. Aproveito ainda para convidar, em nome da Zena Becker e da Margarete Coelho, todas as mulheres empreendedoras a estarem conosco em outubro no Delas Summit, evento voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino em nosso estado.”

Ele agradeceu, ainda, o trabalho conjunto com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e o Governo do Estado no avanço de políticas públicas e emendas parlamentares em prol dos micro e pequenos negócios do estado. Os números do evento, considerado a edição recorde, foram enfatizados pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo.

“Estamos com mais de 20 estados presentes nesta edição, um público estimado em 10 mil pessoas e outras 24 mil que nos acompanham de forma remota. Mais uma vez superamos as expectativas. Estamos aqui para impulsionar o setor e mostrar o crescimento e a força do nosso ecossistema de inovação. Não posso deixar de destacar também o protagonismo do agro no evento, tendo sido premiadas na última edição três startups do segmento. Tenho certeza que serão três dias de muito trabalho e de acesso ao conhecimento para todos”, comentou.

Startup Summit 2025 conta com 150 empresas expositoras | Foto: Hermínio Nunes

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Edgard Usuy, resumiu a sua impressão sobre o evento em três palavras: honra, felicidade e esperança. “A honra desse estado que respira inovação e empreendedorismo de ser sede e de receber a todos aqui. A felicidade de poder entender que todos que estão aqui têm propósitos, porque empreender é, acima de tudo, um ato de fé no futuro. As pessoas que estão aqui, em busca de conexão e inovação, nos trazem esperança. Me traz felicidade saber que todos que estamos aqui buscamos um futuro melhor para o Brasil e para o mundo. O que viemos fazer aqui ultrapassa territórios, ideias e ideologias. Vida longa ao Startup Summit!”, disse.

Em sua fala, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o reconhecimento do Sebrae como a 4ª marca de maior credibilidade diante do povo brasileiro. Além disso, reforçou o conceito do psicólogo vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, de que a economia é comportamento.

“O conceito da economia é um processo revolucionário nas nossas vidas. Temos uma economia globalizada, podendo nos conectar e fazer negócios com qualquer parte do mundo. E é neste ambiente que estamos vivendo, por exemplo, no ano passado, geramos mais de 1,7 milhão de novos empregos e, só neste ano, devemos alcançar mais de seis milhões de novas micro e pequenas empresas. São estes empreendedores que garantiram, inclusive, a saída do Brasil do Mapa da Fome. A economia tem que ser sustentável, ela já é globalizada, e a inclusão faz parte deste tripé. Uma economia que inova também inclui, tira as pessoas das dificuldades e da miséria”, finalizou.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura também a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e os diretores do Sebrae/SC, o superintendente Carlos Henrique Ramos da Fonseca; o diretor Técnico, Fabio Búrigo Zanuzzi; e o diretor de Administração e Finanças Anacleto Ângelo Ortigara, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani.

A programação do Startup Summit se estende por três dias, com 20 trilhas de conteúdo sobre temas como inteligência artificial, captação de recursos, saúde, energia, agronegócio, varejo e internacionalização. Mais de 200 palestrantes estão confirmados, entre eles nomes de destaque no cenário global de tecnologia e negócios, como Tom Gruber (cofundador da Siri/Apple), Carolina Strobel (Antler), Guilherme Horn (WhatsApp/Meta), Daniele Amaro (Paytrack) e Diego Contezini (Asaas).

Além do conteúdo, o evento conta com uma ampla área de negócios, reunindo 150 empresas expositoras, fundos de investimento e instituições parceiras, além das 1.000 startups selecionadas para participarem gratuitamente por meio do Prêmio Sebrae Startups. Também estão presentes delegações de 20 países, reforçando a relevância internacional do evento.

Como participar do Startup Summit?

Para quem não conseguiu adquirir ingresso presencial, o Startup Summit disponibilizará, durante os três dias, a transmissão online e gratuita das palestras e debates do palco principal. O acesso pode ser feito no site do evento.

  • ecossistema de inovação
  • Startup Summit
  • Startups