ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Plano Brasis é lançado no Salão do Turismo para alavancar a imagem do país no mercado internacional

Iniciativa do Sebrae e da Embratur tem como objetivo orientar a promoção do país, explorando os potenciais turísticos de cada estado brasileiro
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

O Salão do Turismo, que foi aberto nesta quinta-feira (21), em São Paulo, foi palco para o lançamento do Plano Brasis, iniciativa do Sebrae e da Embratur. A ação tem como objetivo apresentar os planos para potencializar a atração de turistas estrangeiros para o país, a partir de diagnósticos detalhados das características e potenciais turísticos de cada uma das 27 Unidades da Federação.

A coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, ressaltou a força dos pequenos negócios, que representam 97% das empresas do setor. Para ela, o turismo é um espaço de inclusão e diversidade, que valoriza comunidades indígenas, o afroturismo, o turismo de base comunitária e de bem-estar.

“O Sebrae tem atuado para tornar os pequenos negócios mais competitivos e capazes de se inserir no mercado nacional e internacional. Com o programa “Feel Brasil”, mais de 70% das experiências oferecidas vêm de pequenos empreendedores. Isso significa desenvolvimento sustentável e compartilhado. Quando um pequeno ganha espaço lá fora, ele leva consigo toda uma rede de restaurantes, pousadas, guias e experiências que fortalecem o destino como um todo”, destacou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o Brasil está vivendo um momento histórico para o turismo. Ele ressaltou que, no ano passado, foram quebrados todos os recordes, com o país recebendo 6,77 milhões de turistas estrangeiros, o que gerou arrecadação de US$ 7,3 bilhões. “Não há outra atividade econômica que tenha gerado tal montante, com responsabilidade climática e ambiental, e promovendo tanta geração de emprego e renda. Em 2025, os números são ainda mais promissores. Até o mês de julho, já contabilizamos 5,9 milhões de turistas internacionais e temos a certeza de que superaremos a marca de 8 milhões até o final do ano, algo inédito na história do Brasil”, explicou.

“Esse sucesso é fruto de um governo de diálogo, que coloca o Brasil acima de tudo e que trabalha em parceria com governadores e prefeitos, independentemente de posicionamentos políticos. O turismo é, sem dúvida, a solução para o século 21, com um potencial enorme pela frente”, ressaltou Freixo.

O Plano Brasis propõe a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas. A ação do Sebrae e da Embratur quer alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional, além de fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.