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Autoconhecimento e gestão das emoções são essenciais para atingir metas financeiras, diz Thiago Godoy

Influenciador do canal Papai Financeiro, Nath Finanças e Primo Pobre deram dicas sobre finanças pessoais e empresariais no Encontro Nacional Acredita Sebrae
Por Rafael Baldo
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O 1º Encontro Nacional Acredita Sebrae encerrou a programação de palestras, nesta terça-feira (19), com provocações de Thiago Godoy, do canal Papai Financeiro, em palestra sobre o tema “Emoções financeiras”. As emoções geradas pelas finanças, positivas e negativas, foram analisadas pelo palestrante, com vários momentos de interação com a plateia.

Para alcançar uma meta financeira, ele destaca que é essencial ter autocontrole, autoconhecimento e autorrealização. “O compromisso que você tem precisa estar muito forte, muito prioritário na sua vida. Se você não tiver clareza da prioridade daquilo, você não vai fazer”, argumenta.

Thiago Godoy, do canal Papai Financeiro (Crédito: Erivelton Viana)

Thiago ressaltou que a preocupação com dívidas é a maior causa de ansiedade na população e o motivo mais comum na queda de produtividade no trabalho. Para reverter essas tendências, é preciso entender o dinheiro como uma ferramenta, não um fim em si.

“A gente tem dificuldade de colocar e assumir a prioridade. Se eu fizer isso, eu vou deixar de fazer um monte de outras coisas. E a gente quer fazer tudo, todo mundo é assim”, afirma.

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“Toda vez que falo sobre mudança financeira, isso incomoda, mas depois a pessoa vê os benefícios, Thiago Godoy.

Planejamento inteligente

O impacto das emoções na vida financeira também foi tratada por Nath Finanças, que falou sobre “Planejamento inteligente das finanças empresariais” em sua palestra.

“Você precisa entender que planejamento financeiro não é só voltar na planilha, achar que colocar para onde vai seu dinheiro, o financeiro todo e está pronto. É você entender sobre as suas dores, porque você gasta demais”, analisa Nath.

Segundo ela, separar um pouco de dinheiro por mês ajuda a criar o hábito de lidar com o dinheiro. E anotar as despesas em uma planilha é uma ferramenta para entender como o dinheiro recebido está sendo gasto.

“Para qualquer negócio que você tem, você precisa escrever o seu objetivo e qual é o público-alvo. A gente está falando aqui com dois educadores financeiros maravilhosos que falam de educação financeira também no nosso país, mas as formas de comunicação, tanto a minha quanto a deles, são completamente diferentes. E isso faz cada um segmentar o público. É a mesma coisa no teu negócio”, aponta.

Do estudo ao investimento

Outro palestrante do dia foi Eduardo Felsberg, o Primo Pobre, que falou sobre o tema “Educação financeira para negócios”. Ele entregou com bom humor o caminho para prosperar, seja na vida pessoal ou nos negócios: estudar sobre educação financeira, organizar as finanças, montar uma reserva de emergência, otimizar a sua renda e investir todo mês.

“A educação financeira nada mais é do que um tripé, que consiste em três habilidades: você ter inteligência para ganhar dinheiro, ter inteligência para poupar esse dinheiro que você ganha e ter inteligência para multiplicar esse dinheiro que você ganha. E essas três coisas têm a ver com o trabalho, com simplicidade e com investimento”, reforça.

Para o Primo Pobre, se preparar para o “perrengue”, ou seja, para os imprevistos, passa por entender a importância do dinheiro bem administrado. Saber criar uma reserva de emergência e ampliar as fontes de renda são os alicerces para manter a constância de investimentos.

Isso tem a ver com um negócio chamado comportamento financeiro e também com a mentalidade. A pessoa que tem a mentalidade inteligente usa o dinheiro que ela ganha para produzir, multiplicar e gerar mais dinheiro. A pessoa que tem mensalidade pobre usa todo o dinheiro que ela ganha só para consumir coisas, Eduardo Felsberg.

Acredita + Fampe

O Programa Acredita foi sancionado pelo governo federal em 2024, com foco na ampliação e na democratização do acesso a crédito para os pequenos negócios. O Sebrae definiu uma estratégia de apoio com base em dois pilares: viabilizar garantias complementares por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e promover atendimento por meio do crédito consciente aos pequenos negócios interessados no suporte financeiro.

A instituição fez aporte de R$ 2 bilhões no Fampe, com previsão de R$ 30 bilhões de crédito no mercado para os pequenos negócios nos próximos anos. Além disso, o Sebrae estruturou sua rede de atendimento com o suporte de agentes de crédito e finanças, rede própria e de parceiros para viabilizar uma jornada de atendimento com foco no crédito consciente.

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