ASN Nacional
Compartilhe

Campanha estimula educadores a compartilharem práticas inspiradoras de educação antirracista

Iniciativa no Polo CER Sebrae de Educação Empreendedora visa reconhecer e dar visibilidade a ações de combate ao racismo nas escolas, por educadores de todo o país
Por Karla Lamounier
ASN Nacional
Compartilhe

A importância de trazer a educação antirracista para a sala de aula ganha cada vez mais força. Segundo o Centro de Referências em Educação Integral, “a educação antirracista é aquela que ativamente combate toda e qualquer expressão de racismo na escola e no território, reconhece e valoriza as várias contribuições passadas e atuais, em todas as áreas do conhecimento humano, de africanos e afro-brasileiros para o Brasil e o mundo”.

Para apoiar e estimular essa causa, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) lançou, na plataforma CER Histórias, a campanha “Educação Antirracista: Histórias Inspiradoras”. O propósito da ação é dar visibilidade a boas práticas realizadas por educadores e gestores escolares, no enfrentamento ao racismo na sala de aula, na escola ou na comunidade. Os educadores podem inscrever suas histórias até o dia 17 de agosto, pelo portal do CER.

Segundo a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, “o objetivo da campanha é sensibilizar educadores e gestores sobre o impacto do racismo na aprendizagem e convivência, destacando e reconhecendo histórias inspiradoras de resistência, superação e transformação, e estimulando ações concretas para um ambiente mais diverso e inclusivo”, destaca.

Podem participar educadores e gestores de todo o país, que atuem em todos os níveis da educação, da rede pública ou privada. As histórias serão inseridas no site CER Histórias e irão compor uma coletânea ilustrada, que será disponibilizada nas versões impressa e digital. Os educadores selecionados irão receber dois exemplares físicos do livro, e poderão ter a oportunidade de participar de um evento presencial na Semana da Consciência Negra, em Minas Gerais.

Combate ao racismo nas escolas

O combate ao racismo e a promoção da educação antirracista estão presentes nos principais documentos brasileiros, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Em 2003, foi criada a Lei nº. 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, bem como a educação das relações étnico-raciais na educação básica (pública e privada). Em 2008, a Lei n.º 11.645 incluiu nessa determinação a obrigatoriedade de trabalhar, também, a temática dos povos originários indígenas. Esse foi considerado um marco na educação antirracista; mas, anos depois, ainda há um longo caminho pela frente.

Para inspirar educadores sobre a importância da educação antirracista, o CER produziu o e-book “Caminhos para construir a educação antirracista na escola”. O material aponta possibilidades para trabalhar a temática nas instituições de ensino, traz exemplos de práticas que empoderam os estudantes e aborda expressões racistas para os educadores e estudantes tirarem do vocabulário.

Clique aqui e acesse o e-book gratuitamente.

CER Polo Sebrae de Educação Empreendedora

O CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora é uma plataforma que reúne conteúdos, estudos, pesquisas e ferramentas, criada com o propósito de disseminar e promover a educação empreendedora, inspirando educadores a transformarem o cenário educacional do país.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e complexo, com desafios contínuos e a transformação digital, o CER se propõe a ser um hub de conteúdo e conhecimento, voltado a educadores, gestores e estudantes, e promovendo um processo de ensino-aprendizagem mais ativo, inovador e digital.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139/9271/9276

[email protected]

  • Educação
  • Inclusão e diversidade