Mais de 2,2 mil participantes diários e 200 palestrantes. Esse foi o saldo do Transformar Juntos, evento que reuniu diversos atores responsáveis pela transformação da realidade local, autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, agentes de desenvolvimento, lideranças e o Sebrae. O evento foi realizado no hotel Royal Tulip, em BrasÃlia (DF).
O gerente de Desenvolvimento Territorial, Jeconias Júnior, destacou três aspectos que fizeram do evento um sucesso: a articulação com os estados, a participação dos parceiros e o grande encontro de toda essa rede. âO evento realmente serviu para trazer pessoas de todo o Brasil que puderam compartilhar o que foi oferecido. Apesar de ter sido patrocinado pelo Sebrae Nacional, ele é construÃdo com muita articulação com os estadosâ, ressaltou.
Todos trouxeram caravanas e indicaram cases que foram apresentados aqui como um grande quebra-cabeças de experiências realizadas nos territórios.
Jeconias Júnior, gerente de Desenvolvimento Territorial.
âTemos pensado na dimensão de conexão com as pessoas, com os territórios, e isso foi algo importante. A gente levou muito a pauta do cerrado, a pauta de pensar negócios conectados com a natureza e conectados com a necessidade de regeneração do nosso sistemaâ, ponderou o a gerente adjunta de polÃticas públicas, Cláudia PatrÃcia.

Resultados compartilhados
A conexão e troca de experiências durante o evento foi fundamental para que Jeconias percebesse o impacto que a programação fará na ponta traduzindo questões macroeconômicas para a realidade de muitos pequenos negócios. O pesquisador do Ipea Mauro Oddo trouxe a reflexão de que todos estão preocupados com o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o mercado global. Mas, na verdade, o mercado é formado por mais de 90% de micro e pequenas empresas. âà esse público que deverÃamos observar com mais atenção para entender como se comportam e como a microeconomia consegue resistir à s mudanças globaisâ, afirmou Jeconias.
Para o analista Mateus Feitosa, repensar o termo empreendedorismo, em um painel de discussão, também chamou a atenção. âIsso mostra que o público está muito aberto a ter essas discussões de reflexão, sobre o que o Sebrae está fazendo em polÃticas públicas, se isso está fazendo sentido, se isso precisa mudarâ, pontuou.

Temas em destaque
Um dos destaques da programação foi o painel âMapear para Incluir: O papel do cadastro na agriculturaâ, mediado pelo diretor Bruno Quick, com participação de Daniel Carrara, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e de Ana Euler, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar de aparentemente ser um tema restrito, o painel despertou o interesse em muitos participantes e lotou o auditório.
Para o analista técnico Mateus Feitosa, as oficinas evoluÃram bastante, tanto em tema como em participação. âEsse ano, a gente fez uma oficina pensada nas pessoas do MEI, então a gente diagnosticou quem é o MEI, quais são as pessoas, quais são as soluções que ele precisa. As discussões sobre o Contrata+Brasil, que é a polÃtica pública de pequenos negócios mais evidente também foi muito boaâ, resumiu.

Perspectivas para as próximas edições
Para o gerente adjunto de polÃticas públicas Fausto Keske, o Transformar Juntos é um movimento que faz com que as pessoas se abasteçam de conhecimentos, de experiência, de networking, e voltem para seus territórios e coloquem isso em prática. Uma palavra que fica sobre tudo o que foi vivido em três dias de evento é encontro.
âPara o ano que vem, a gente quer continuar evoluindo na construção da nossa estratégia de eventos em polÃticas públicas. Assim, podemos pensar em diferentes momentos de engajamento, tanto do sistema Sebrae quanto dos gestores públicos, com jornadas mais especÃficas, mais personalizadas, de acordo com os interesses de cada tipo de público e de acordo com os potenciais de cada público tambémâ, acrescentou Fausto.

