ASN Nacional
Compartilhe

Neon começa em Teresina com recorde de público

Terceira edição do maior evento de inovação e tecnologia do Nordeste contou com mais de 22 mil inscrições
Por Alessandra Pires
ASN Nacional
Compartilhe

Foi dada a largada para a terceira edição do Nordeste On (NEON). A edição de 2025 é realizada em Teresina, capital do segundo estado com maior número de startups do Nordeste, e já começou com recorde de público: mais de 22 mil pessoas se inscreveram para participar das agendas previstas para os dias 3 e 4 de julho, no Centro de Convenções da capital piauiense.

Realizado pelo Sebrae, o evento é considerado o maior encontro de inovação e empreendedorismo da região. As duas primeiras edições ocorreram em São Luís e em João Pessoa. A abertura do evento contou com a presença de autoridades, lideranças empresariais, atores do ecossistema de inovação e convidados. Entre eles, estiveram o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho.

“Esse evento é um marco extraordinário para uma economia que está permanentemente em revolução. Nós não podemos mais imaginar um processo econômico no mundo antigo, no mundo analógico. Toda essa economia pulsa de forma muito forte na inclusão da inovação e, sobretudo, na criação deste ambiente para que ele possa produzir renda e negócios para o nosso povo”, Décio Lima.

O governador do Piauí ressaltou que o que tem acontecido no Nordeste é algo realmente impressionante. “Finalmente o Nordeste está descobrindo suas verdadeiras vocações. Nenhum lugar se industrializa apostando em vocações que não são suas. Não adianta uma região querer repetir o desenvolvimento de outras regiões e de outros países que não têm a mesma vocação da sua. E qual é a vocação do Nordeste para a gente dar esse passo rumo à verdadeira industrialização? Sem sombra de dúvida, transição energética e a economia digital que está ancorada na economia criativa”, pontuou Fonteles.

Durante os dois dias de programação, haverá palestras com profissionais de renome nacional e internacional, mentorias, rodadas de negócios e de investimentos, exposição de startups, participação de big techs (Google, Meta, Canva, Shopee, TikTok, Ifood, RD Station), apresentações culturais e outras atividades. Ao todo, são mais de 60 horas de conteúdo.

Sobre o evento

O objetivo do NEON é impulsionar a participação de startups nordestinas no ecossistema nacional e possibilitar a sua internacionalização. O evento é realizado em parceria com diversas instituições estratégicas, fortalecendo a conexão entre empresas inovadoras, investidores e stakeholders do setor.

O NEON 2025 ocupa uma área de 14 mil m² e conta com Arena Startups, Arena do Futuro, Hub de Negócios, Hub de Conhecimento, Arena Global, Arena Inova Tech, Hub Origens, Arena Edu Tech, NEONcast, Arena Gastronômica, Arena Pop Tech, Lounge ESG, Loja Sebrae e Espaço de Descompressão.

Na Arena Startups, são 200 empresas, 100 no primeiro dia e mais 100 no segundo, apresentando soluções, ideias e produtos inovadores criados no Piauí e nas demais regiões do Nordeste e do Brasil.

O evento é uma realização do Sebrae, por meio do Startup Nordeste e Sebrae Startups e do Governo do Estado do Piauí, com patrocínio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e Embrapii, em parceria com Embrapa, Fiepi, Fecomércio e Faepi/Senar e apoio da ITTNet, Sebrae Play e Unimed Teresina.

  • NEon; Nordeste; startups