O vinho é a segunda bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros. De acordo com o Estudo de Mercado do Instituto MDA Pesquisa, em parceria com o Sebrae e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul-Consevitis, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 68,5% realizaram alguma compra no período, especialmente mulheres com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste. Os dados demonstram um potencial mercado para as pequenas vinícolas e para o enoturismo.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia vitivinícola, formada em grande parte por pequenos negócios familiares, o Sebrae tem atuado com o Consevitis e uma das ações importantes é o Projeto Imagem, estruturado nos pilares de qualificação, inteligência de mercado e promoção para ampliar o consumo do vinho brasileiro e posicionar o enoturismo como uma experiência de valor cultural e econômico.

A iniciativa está presente em sete estados estratégicos — Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Seu propósito é ampliar o consumo per capita de vinhos, destacando a qualidade dos rótulos nacionais e fortalecendo sua imagem positiva. Além disso, busca impulsionar as vendas no mercado interno e fomentar o empreendedorismo no setor vitivinícola.
Para isso, a ação reúne jornalistas e influenciadores especializados em turismo, gastronomia e cultura para uma imersão nas rotas de vinho nestas localidades, com o objetivo de ampliar a visibilidade do enoturismo no Brasil, valorizar a produção local e impulsionar os pequenos negócios da região. A programação inclui visitas a vinícolas, experiências enoturísticas, encontros com empreendedores locais e momentos de conexão com a identidade do território.
O projeto representa uma grande oportunidade para os pequenos negócios do setor, pois estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento territorial. Ao atrair um público cada vez maior para as vinícolas, promove o aumento do consumo e fortalece a economia local.
Carmen Sousa, analista da Unidade de Competitividade.
“O mais importante é garantir dignidade, renda para o produtor rural e inclusão para empreendedores que, muitas vezes, nunca tiveram acesso a estratégias de mercado, mas que oferecem produtos de excelente qualidade e ainda enfrentam desafios para expandir sua comercialização.” comenta a analista da Unidade de Competitividade – Núcleo de Agronegócios e responsável pelo segmento de Vinho do Sebrae Nacional, Carmen Sousa.

Dados da pesquisa
- Apesar da liderança da cerveja como bebida alcoólica preferida (54%), o vinho aparece em segundo lugar, com 33% da preferência dos entrevistados;
- Entre os participantes, 68,5% afirmaram ter adquirido pelo menos uma garrafa de vinho nos últimos três meses. Dentro desse grupo, destaca-se que 52% consomem vinho diariamente ou semanalmente, com predominância entre mulheres, pessoas entre 35 e 44 anos, moradores das regiões Sul e Sudeste, com maior escolaridade e renda;
- O vinho tinto é, de longe, o mais consumido (80%), seguido pelo branco (9%) e rosé (7%);
- Os principais canais de compra são os supermercados (89%), seguidos por empórios (40%) e compras online (27%). Os critérios que influenciam a escolha do local incluem preço (29%), facilidade de compra (28%) e variedade de opções (27%);
- O valor médio pago por garrafa é de R$ 66,30;
- Entre os desafios para ampliar o consumo de vinhos, 52% citam o preço;
- Independentemente da frequência de consumo, o vinho brasileiro mantém presença sólida: 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho nacional nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período.