Após a comemoração pela vitória na 2ª edição do Desafio Liga Jovem, estudantes e educadores das cinco equipes vencedoras da competição desembarcaram em Lisboa (Portugal) para missão técnica internacional coordenada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. A viagem faz parte da premiação dos primeiros colocados de cada categoria.
Ao longo da semana, o grupo terá oportunidade de apresentar seus projetos de inovação e impacto social desenvolvidos durante a maior competição brasileira de empreendedorismo e tecnologia dentro das escolas do país. A agenda de compromissos inclui oportunidades de troca de experiências, networking e imersão turística na cultura de Portugal.
A estudante gaúcha Natiele Chartanovicz, de 19 anos, da equipe AGAIA, é uma das integrantes da missão Liga Jovem ao lado das colegas Rafaela Biehl Tech, Júlia da Silva Fernandes e da professora orientadora Ceris Diane Oliveira de Menezes. Elas representam a Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, do Rio Grande do Sul, como vencedoras em 1º lugar na categoria Educação Profissional, com o projeto que criou um dispositivo de detecção e alerta sobre o risco de deslizamentos, em caso de grandes volumes de chuvas.
Natiele conta que participar do Desafio Liga Jovem foi uma experiência única de desenvolvimento e superação. Na missão, sua maior expectativa é fazer novas conexões com pessoas e empresas que possam ajudar no crescimento pessoal e profissional. Nos dois primeiros dias, ela acompanhou as atividades do grupo durante a 32ª SINFO TECH Conference, onde representantes de bigtechs marcam presença. Para Natiele, foi um momento cheio de descobertas.
Conversei com empresas que faziam o que eu nem sabia que existia, como softwares específicos para a necessidade da empresa. Foi incrível. Também conheci vários empreendedores. Foi uma troca muito legal e uma oportunidade de apresentar meu projeto.
Natiele Chartanovicz, estudante.
A missão técnica Liga Jovem também é formada por outras quatro equipes vencedoras, com representantes dos estados do Amapá e Rio de Janeiro.

Mergulhar no conhecimento
Nos próximos dias, a programação das atividades com os jovens também inclui passeio pelo parque de ciência e tecnologia Tagus Park, que concentra um núcleo universitário, bem como visita à Embaixada do Brasil em Portugal e ao Hub Criativo de Beato, uma estrutura voltada à inovação digital da cidade de Lisboa.
Na quinta-feira (20), será realizada uma visita ao DNA Cascais, uma instituição que incentiva o desenvolvimento do empreendedorismo. De acordo com a gestora do Desafio Liga Jovem no Sebrae Nacional, Elaine Novetti, os estudantes e seus orientadores vão poder apresentar seus projetos a outras iniciativas portuguesas que também incentivam a cultura do empreendedorismo na escola.
O dia seguinte será para conhecer espaços de fabricação digital e prototipagem, repletos de atividades imersivas na Oficina FabLab e BioLab, onde também vão apresentar pitch dos projetos e depois vão conhecer o Pavilhão do Conhecimento no Centro de Ciência Viva.
Para Elaine Novetti, a missão internacional foi pensada como uma experiência única e transformadora para os jovens estudantes do Desafio Liga Jovem. “Temos a certeza de que quem passa por essa iniciativa desenvolve e amplia suas competências empreendedoras, que auxiliarão em qualquer escolha futura da vida”, enfatiza.
Segundo ela, nesta segunda edição, o índice de satisfação dos jovens com relação ao conteúdo e ao Sebrae chegou a 89% e, em relação ao programa como um todo, foi de 82%. A 3ª edição do Desafio Liga Jovem está prevista para ser lançada em abril deste ano.
- Fique ligado nas atualizações da página oficial.