ASN Nacional
Compartilhe

Programa de internacionalização do Sebrae capacita empresas a expandir marcas para o exterior

Inscrições terminam no início de março
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Expandir marcas e entrar no mercado externo para aumentar suas vendas. Essa é a proposta do programa Proglobal do Sebrae Rio, que está com inscrições abertas até o dia 5 de março. Ao longo de oito meses, microempreendedores individuais (MEI), donos de microempresas e empresas de pequeno porte participarão de capacitações, consultorias, seminários, oficinas e palestras.

Desde o início do programa, mais de 12 mil empresas já foram atendidas, resultando no aumento de 20% do faturamento e permitindo que 77% dos participantes estejam aptos a internacionalizar sua marca. O Proglobal é voltado para pequenos negócios dos setores de Alimentos e Bebidas; Moda e Acessórios; Saúde e Beleza; e Serviços. O conteúdo do programa vai preparar os empreendedores para atuação no mercado internacional, adequar produtos e serviços à dinâmica e exigências dos mercados-alvo, fomentar parcerias comerciais, apoiar a empresa em seus processos de gestão financeira e de comunicação, redesenhar o modelo de negócio, ampliar competitividade e escala. O Sebrae Rio subsidia 90% do custo total.

“Em 2023, as micro e pequenas empresas brasileiras exportaram um total de US$ 3,2 bilhões, representando 0,9% das vendas externas do Brasil no ano. Para começar o processo de internacionalização, é necessário se preparar, definir estratégias embasada em estudos adequados e ações comerciais assertivas para uma inserção internacional sustentável no longo prazo. Por isso, os nossos programas são desenvolvidos de forma a proporcionar aos donos de pequenos negócios as condições para alcançarem os seus objetivos”, explica Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.

  • exportação
  • internacionalização